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dc.contributor.advisor1Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803555578064293pt_BR
dc.contributor.referee1Silvério, Carla Couto de Paula-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0306491971454328pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Tiago Ribeiro da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3322866418762363pt_BR
dc.creatorSouza, Queila Érica Taligliatti de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4272932534849578pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-01T12:10:10Z-
dc.date.available2024-07-31-
dc.date.available2024-08-01T12:10:10Z-
dc.date.issued2024-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16985-
dc.description.abstractThis study aims to analyze, through the narratives of Deaf teachers, how interactions occur with the school community in the educational context. Deaf teachers occupy a space that until then was not intended for them, socially seen as people with disabilities who should not enter certain spaces, such as teaching. However, the municipal network of Juiz de Fora has the presence of Deaf teachers, hired to teach Libras, the Brazilian Sign Language. Faced with this reality, the research questions arose, which were answered through the Life History methodology, with interviews carried out with four participants who narrated their life experiences in the school context, without the researcher influencing them with structured questions. The data collected was analyzed according to the themes presented in the interviews and reflected on with the support of the theoretical framework of the research. Therefore, we conclude that some of the social and professional relationships of Deaf teachers are marked by hearingism and ableism. However, despite some participants stating that they feel included in the spaces they work in, we cannot say that hearingism is not present in all spaces in which Deaf people work, as hearingism is structural and there is still a long process to eliminate it. Such differences were identified through the profiles of the institutions presented by the participants themselves, with those that work with the theme of inclusion and are interested in Deaf Studies, being the institutions in which Deaf teachers feel more included in the professional group. We also highlight the importance of Deaf Studies for the real changes in hearing paradigms in our society.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo analisar, através das narrativas dos docentes Surdos, como ocorrem as interações com a comunidade escolar no contexto educacional. Docentes Surdos ocupam um espaço que até então não era destinado a eles, vistos socialmente na condição de pessoas com deficiência que não devem adentrar certos espaços, como a docência. Entretanto, a rede municipal de Juiz de Fora conta com a presença de docentes Surdos, contratados para o ensino de Libras, Língua Brasileira de Sinais. Diante dessa realidade, surgiram as questões da pesquisa, que foram respondidas através da metodologia de História de Vida, tendo entrevistas realizadas com quatro participantes que narraram suas experiências de vida no contexto escolar sem que o pesquisador influenciasse com questões estruturadas. Os dados coletados foram analisados de acordo com as temáticas apresentadas nas entrevistas e refletidas com apoio do referencial teórico da pesquisa. Assim sendo, concluímos que algumas das relações sociais e profissionais dos docentes Surdos são marcadas pelo ouvintismo e pelo capacitismo. Entretanto, apesar de alguns participantes afirmarem que se sentem incluídos nos espaços em que atuam, não podemos afirmar que o ouvintismo não esteja presente em todos os espaços nos quais os Surdos atuam, pois ele é estrutural e ainda há um grande processo para a sua eliminação. Tais diferenças foram identificadas através dos perfis das instituições apresentados pelos próprios participantes, sendo as que trabalham com a temática da inclusão e apresentam um interesse pelos Estudos Surdos onde os docentes Surdos se sentem mais incluídos no grupo profissional. Ressaltamos também a importância dos Estudos Surdos para as reais mudanças de paradigmas ouvintistas de nossa sociedade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDocentes surdospt_BR
dc.subjectRelações sociaispt_BR
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.subjectEstigmapt_BR
dc.subjectHistória de vidapt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectDeaf teacherspt_BR
dc.subjectSocial relationshipspt_BR
dc.subjectIntersectionalitypt_BR
dc.subjectStigmapt_BR
dc.subjectLife storypt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleInterações sociais e profissionais entre professores surdos e a comunidade escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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