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dc.contributor.advisor1Zerbini, Alexandre Novaes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3384930091715913pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Perez, Federico Sucunza-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5946094315610144pt_BR
dc.contributor.referee1Wedekin, Leonardo Liberali-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1896046647953008pt_BR
dc.contributor.referee2Bedriñana-Romano, Luis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorPortal, Caroline Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8388579325099699pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-01T14:07:52Z-
dc.date.available2024-07-30-
dc.date.available2024-08-01T14:07:52Z-
dc.date.issued2023-01-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17002-
dc.description.abstractThe increase in the human use of the marine environment in the last several decades emphasizes the need for investigations on anthropogenic pressures to improve the conservation of marine megafauna. Ship strikes have become one of the greatest threats to cetaceans and an important source of mortality to whales in the present day. Efforts to understand the effects of this threat have been mostly focused on Northern Hemisphere species. In the South Atlantic, the potential impact of marine traffic remains poorly known. Here we used humpback whale (Megaptera novaeangliae; n=30) satellite monitoring and maritime traffic AIS data to estimate the collision risk at the central coast of Brazil between 2016 and 2019. A state-space model was used to account for observation errors and to regularize telemetry data. Residence time and proportion of time spent at the surface (i.e. the upper 10m layer of the water column) by whales, combined with fleet-specific vessel density, were used as proxies to estimate the relative probability of vessels encountering whales available to a collision in grid cells of ~8x8 km. We also identified areas where potential encounters were likely to inflict lethal injuries on humpback whales based on vessel length and speed. The cargo fleet was the most densely distributed and along with the tanker fleet, represented a great concern to humpback whales in Brazil. A higher risk of collision risk was recorded along the continental shelf, on the Abrolhos Bank – the main breeding ground for this population – and off the coasts of Rio de Janeiro and Espírito Santo states, an intense shipping traffic area with busy ports. By incorporating comprehensive whale- and vessel-related information, this study highlights the importance of spatially explicit risk assessments to conserve humpback whales in Brazil.pt_BR
dc.description.resumoO crescente uso humano no ambiente marinho nas últimas décadas, enfatiza a necessidade de investigar as pressões antrópicas para melhorar a conservação da megafauna marinha. As colisões com navios tornaram-se uma das maiores ameaças para os cetáceos e uma importante fonte de mortalidade para as grandes baleias atualmente. Esforços para entender os efeitos dessa problemática têm se concentrado principalmente nas espécies do Hemisfério Norte. No Atlântico Sul, o impacto potencial do tráfego marítimo permanece ainda pouco conhecido. Aqui usamos o monitoramento por satélite de 30 baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) e dados AIS de tráfego marítimo para estimar o risco de colisão na costa central do Brasil, entre 2016 e 2019. Um modelo de espaço-estado foi usado para contabilizar o erro de observação e para regularizar os dados de telemetria. O tempo de residência e a proporção de tempo gasto na superfície pelas baleias (ou seja, a camada acima de 10 m da coluna d’água) combinado com a densidade de embarcações de cada frota, foram usados como proxies para estimar a probabilidade relativa de embarcações encontrarem baleias disponíveis para uma colisão em uma grade de células de ~8x8 km. Também identificamos áreas onde encontros potenciais provavelmente infligiriam ferimentos letais em baleias-jubarte com base no comprimento e velocidade da embarcação. A frota de carga foi a mais densamente distribuída e, juntamente com a frota de petroleiros, representa uma grande preocupação para as baleias-jubarte no Brasil. Um maior risco de colisão foi registrado ao longo da plataforma continental, no Banco dos Abrolhos – principal área reprodutiva dessa população – e no litoral dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, área de intenso tráfego marítimo com portos movimentados. Ao incorporar informações abrangentes sobre baleias-jubarte e tráfego de embarcações, este estudo destaca a importância de avaliações de risco espacialmente explícitas para a conservação das baleias-jubarte no Brasil.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB – Instituto de Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Biodiversidade e Conservação da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRastreamento por satélitept_BR
dc.subjectMovimentopt_BR
dc.subjectTelemetriapt_BR
dc.subjectOceano Atlântico sul ocidentaopt_BR
dc.subjectTráfego marítimopt_BR
dc.subjectConservaçãopt_BR
dc.subjectSatellite trackingpt_BR
dc.subjectMovementpt_BR
dc.subjectTelemetrypt_BR
dc.subjectWestern south Atlantic Oceanpt_BR
dc.subjectMarine trafficpt_BR
dc.subjectConservationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApt_BR
dc.titleAvaliação do risco de colisão entre embarcações e baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) na costa brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Biodiversidade e Conservação da Natureza (Dissertações)



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