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dc.contributor.advisor1Freguglia, Ricardo da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1290479848909932pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Corseuil, Carlos Henrique Leite-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8679970000184249pt_BR
dc.contributor.referee1Schiavon, Laura de Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7310926060594088pt_BR
dc.contributor.referee2Foguel, Miguel Nathan-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8289992852691004pt_BR
dc.creatorLeite, Pedro Henrique Brandão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4459286000002910pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-01T14:13:19Z-
dc.date.available2024-07-29-
dc.date.available2024-08-01T14:13:19Z-
dc.date.issued2024-02-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17006-
dc.description.abstractThe concern about the impact of technologies on labor market is a solid strand in literature. Starting in 1999, with the privatization of internet services, municipalities in Brazil experienced a rapid growth of this service. From a literature, which implies that a communication technology can change the hierarchical composition, this work explore this technological shock of 1999 to investigate the impact on demand of upper management workers - decision makers. We use triple difference-in-differences with a rich data base from RAIS, Relação Anual de Infomações Sociais, MUNIC, Pesquisa de Informações Básicas Municipais and CPS, Current Population Survey and find an positive effect on upper-management workers, especially managers. This indicates that communication technology favors managerial functions.pt_BR
dc.description.resumoA preocupação com o impacto das tecnologias no mercado de trabalho é uma vertente sólida na literatura. Em 1998, com a privatização dos serviços de internet, cidades brasileiras experimentaram um rápido crescimento deste serviço. Partindo de uma literatura que destaca o papel da tecnologia de informação e comunicação sobre as mudanças na composição hierárquica de uma firma, este trabalho explora este choque tecnológico ocorrido em 1998 para investigar o impacto na proporção de cargos da alta hierarquia - os tomadores de decisão - das firmas. O estudo reconhece o efeito heterogêneo da tecnologia e explora a comunicação como fator impactante predominante e a informação como fator secundário na demanda por cargos gerenciais no mercado formal brasileiro. A estratégia de estimação fez uso das triplas diferenças a partir de um rico conjunto de dados da RAIS, Relação Anual de Informações Sociais, combinados com informações da MUNIC, Pesquisa de Informações Básicas Municipais, e CPS, Current Population Survey, de 1999 a 2006. Os principais resultados obtidos mostram um efeito positivo sobre a proporção de trabalhadores da alta gerência, especialmente em gerentes. Isto indica que um choque tecnológico de comunicação e possivelmente informação favorece funções gerenciais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectOrganizaçãopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectRAISpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectOrganizationpt_BR
dc.subjectLaborpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleO efeito relativo da chegada da internet na proporção de cargos gerenciais das firmas: um estudo empírico em municípios e setores brasileirospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações)



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