Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17014
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
denisemendoncabarbosa.pdf1.84 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : A leitura literária nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo a partir das perspectivas das crianças
Autor(es): Barbosa, Denise Mendonça
Orientador: Silva, Hilda Aparecida Linhares da
Miembros Examinadores: Ferreira, Rosangela Veiga Júlio
Miembros Examinadores: Jesus, Dedilene Alves de
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal conhecer e compreender as perspectivas das crianças com relação às suas vivências com o texto literário promovidas em turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, realizei uma pesquisa qualitativa com abordagem históricocultural por meio dos estudos de Vigotski e Bakhtin e da concepção de infância de Benjamin. Os sujeitos da pesquisa são crianças de turmas de 3º e 4º anos de uma escola municipal de Juiz de Fora. Para a produção dos dados, utilizei como instrumentos de pesquisa a observação participante e a entrevista dialógica. As observações foram realizadas nos momentos de leitura literária desenvolvidas em sala de aula, a partir dos quais foram produzidas notas de campo. A entrevista dialógica foi realizada com pequenos grupos de crianças das duas turmas, no espaço da sala de leitura da escola, e foram gravadas e transcritas. A despeito de ambiguidades, um dado apontado na pesquisa aponta para a potencialidade da escola como espaço privilegiado na formação de leitores. As crianças revelaram que, apesar de algumas condições adversas, elas encontram caminhos possíveis para participar do jogo simbólico que a leitura literária oferece.
Resumen : The main objective of this research is to know and understand children’s perspectives regarding their experiences with literary texts promoted in classes in the early years of elementary school. To this end, I carried out qualitative research with a historical-cultural approach through the studies of Vygotsky and Bakhtin and Benjamin’s conception of childhood. The research subjects are children from 3rd and 4th year classes at a municipal school in Juiz de Fora. To produce the data, I used participant observation and dialogical interviews as research instruments. The observations were carried out during the literary reading moments carried out in the classroom, from which field notes were produced. The dialogical interview was carried out with small groups of children from both classes, in the school’s reading room, and were recorded and transcribed. Despite ambiguities, a point highlighted in the research is the school’s potential as a privileged space in the training of readers. The children revealed that, despite some adverse conditions, they find possible ways to participate in the symbolic game that literary reading offers.
Palabras clave : Leitura literária
Anos iniciais
Perspectiva das crianças
Literary reading
Early years
Children’s perspective
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17014
Fecha de publicación : 15-dic-2023
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons