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dc.contributor.advisor1Marcilese, Mercedes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4556223T3pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha Lacerda, Patrícia Fabiane Amaral da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732080D2pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Erica dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784415E4pt_BR
dc.creatorHenrique, Késsia da Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4347485P0pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-02T13:24:31Z-
dc.date.available2016-06-06-
dc.date.available2016-07-02T13:24:31Z-
dc.date.issued2016-04-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1701-
dc.description.abstractThis dissertation investigates the processing of variable verbal agreement in Brazilian Portuguese, focusing on cognitive and perceptual aspects of this phenomenon. BP exhibits two general rules for number agreement: (i) redundant plural agreement both in subject and verb (As meninas brincam aqui) and, (ii) non-redundant agreement, in which one, the plural morpheme is mandatory in the subject (usually carried out in D) and may be omitted in the other elements (As meninaØ brincaØ aqui). Previous studies on variable agreement, developed in the context of Variationist Sociolinguistic, have listed a set of factors that would favor the occurrence of each of these rules. There are, however, gaps in the literature regarding the processing of this variation. The theoretical background of this research integrates the language model formulated by the Generative Theory, and processing models developed in the context of Psycholinguistics. In this dissertation we aim to evaluate: (i) to what extent speakers would process both rules equivalently? And (ii) what is the relevance of linear distance between subject and verb in the occurrence of these rules? Three experiments were conducted in order to explore these two questions. The first one, based on a self-paced listening task, aimed to investigate how the speakers deal with the two agreement rules. Experiment 2, conducted through an elicited production by repetition task, aimed to evaluate the role of linear distance in the realization of the agreement. The second goal of this experiment was to evaluate the possible correlation between linear distance and extra-linguistic variables, specifically, level of education. Finally, Experiment 3 – implemented by a self-paced reading "maze" task – is a follow up of the Experiment 2, and aimed to deepen the study of the role of linear distance. Taken together, the results suggest a differentiated treatment of the two agreement rules, with a higher processing cost in the case of morphologically non-redundant agreement. Regarding the role of linear distance between subject and verb, a greater distance between these elements favors the occurrence of the non-redundant rule, indicating that this factor would have an important role in the processing of verbal agreement. The results concerning to the level of education reveal subtle differences between the two groups investigated.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como tema o processamento da concordância verbal variável no PB, com foco nos aspectos cognitivos e perceptuais desse fenômeno. O PB apresenta duas regras gerais na realização da concordância de número: (i) marcação redundante de plural no sujeito e no verbo (As meninas brincam aqui) e, (ii) marcação não redundante, em que a marca é obrigatória no sujeito (realizada geralmente em D) e pode ser omitida nos demais elementos (As meninaØ brincaØ aqui). Estudos prévios sobre a concordância variável, desenvolvidos no contexto da Sociolinguística Variacionista, têm elencado um conjunto de fatores que favoreceriam a ocorrência de cada uma dessas regras. Existem, no entanto, lacunas importantes na literatura no que tange ao processamento dessa variação. A fundamentação teórica do presente trabalho articula o modelo formal de língua formulado pela Teoria Gerativa, principalmente na sua versão minimalista, e modelos de processamento linguístico – em particular, no que diz respeito ao processamento das relações de concordância – desenvolvidos no âmbito da psicolinguística. Nesta dissertação buscamos avaliar: (i) Em que medida ambas as regras seriam processadas de forma equivalente pelos falantes? e (ii) Qual a relevância da distância linear entre sujeito e verbo na ocorrência dessas regras? Três experimentos foram conduzidos visando a explorar esses duas questões. O primeiro, baseado numa tarefa de escuta automonitorada, teve como objetivo investigar como os falantes lidam com ambas as regras. O Experimento 2, conduzido por meio de uma tarefa de produção eliciada por repetição, buscou avaliar o papel da distância linear na realização da concordância e a possível correlação entre esse fator e variáveis extralinguísticas, especificamente, nível de escolaridade. Por último, o Experimento 3 – implementado por meio de uma tarefa de leitura automonitorada do tipo “labirinto” (maze task) – constitui um desdobramento do anterior, aprofundando na investigação sobre o papel da distância. Em conjunto, os resultados obtidos apontam para um tratamento diferenciado de ambos os padrões de realização da concordância, sugerindo um custo de processamento maior no caso da marcação morfologicamente não redundante. No que diz respeito à distância linear entre sujeito e verbo, uma maior distância entre esses elementos favoreceu a ocorrência da regra não redundante, sugerindo que esse fator teria um papel relevante no processamento da concordância verbal na língua. Os resultados, com relação à variável nível de escolaridade, revelam diferenças sutis entre os grupos pesquisados.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcessamento da linguagempt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectConcordância verbalpt_BR
dc.subjectDistância linear entre sujeito/verbopt_BR
dc.subjectPortuguês brasileiropt_BR
dc.subjectLanguage processingpt_BR
dc.subjectLinguistic variationpt_BR
dc.subjectVerbal a greementpt_BR
dc.subjectLinear distance between subject/verbpt_BR
dc.subjectBrazilian portuguesept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleVariação linguística e processamento: investigando o papel da distância entre sujeito e verbo na realização da concordância verbal variável no PBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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