https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17060
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
pameladasdoresmedeirosmitterofhe.pdf | 3.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Literatura periférica em quadrinhos e a formação de leitores: um encontro subversivo |
Autor(es): | Mitterofhe, Pâmela das Dores Medeiros |
Primeiro Orientador: | Teixeira, Pedro Bustamante |
Membro da banca: | Silva, Anderson Pires da |
Membro da banca: | Coelho, Rafael Senra |
Resumo: | A presente dissertação tem por objetivo analisar a importância das Histórias em Quadrinhos para a formação de leitores, especificamente a adaptação em quadrinhos Carolina que discorre sobre a biografia de Carolina Maria de Jesus. Fazem parte do escopo deste trabalho expor acerca dos aspectos linguísticos relativos à leitura e ao letramento literário. Estabelece-se reflexões acerca do cânone e das estratégias de leitura que se valem da potencialidade dos quadrinhos, como também se vislumbra questões inerentes à escrita e a identidade da obra Caroliniana. Para realizar tal pesquisa, atém-se ao referencial teórico composto por Lejeune (2014), Berman (1986). Cuti (2010) e Quijano (2005). No que concerne aos aspectos relacionados às HQs a explanação se vale dos estudos de Moya (1977), Barbiere (2017), Vergueiro (2007) e Cyrne (1973). Esmiuçou-se a demonstração do papel da leitura no que diz respeito à constituição de um indivíduo autônomo, que age por meio da linguagem, além de demonstrar que existem horizontes a serem presumidos no campo dos estudos literários para a abordagem transdisciplinar. |
Abstract: | This dissertation aims to analyze the Comics'importance for the development of readers, specifically the comic adaptation Carolina, which discusses the biography of Carolina Maria de Jesus. Part the scope to this work is to discuss linguistic aspects related to reading and literary literacy. Reflections are established about the canon and reading strategies that make use the comics' potencial, as well as issues inherent to the writing and identity of Caroliniana's work. To carry out such research, we adhere to the theoretical framework composed by Lejeune (2014), Berman (1986). Cuti (2010) and Quijano (2005). Regarding aspects related to comics, the explanation uses studies by Moya (1977), Barbiere (2017), Vergueiro (2007) and Cyrne (1973). The demonstration the role's demonstration reading with regard to the constitution of an autonomous individual, who acts through language, was detailed, in addition to demonstrating that there are horizons to be assumed in the field of literary studies for the transdisciplinary approach. |
Palavras-chave: | Formação de leitores Quadrinhos Adaptação Carolina Maria de Jesus Reader training Comics Adaptation |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17060 |
Data do documento: | 1-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons