https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17066
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
felipedilonsiqueira.pdf | PDF/A | 601.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Eduardo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9370302184981304 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Oliveira Junior, Lourival Batista de | - |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7973732333120150 | pt_BR |
dc.creator | Siqueira, Felipe Dilon | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-05T14:36:54Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17 | - |
dc.date.available | 2024-08-05T14:36:54Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17066 | - |
dc.description.abstract | This study analyzes technological innovations and the historical evolution of the automotive sector in Brazil starting from its formation in 1956 until 2022. The economic relevance of the sector, which accounted for approximately 25% of Brazil's GDP in 2019, is highlighted. The implementation of Industry 4.0 technologies, including automation, digital integration, and advanced manufacturing, aiming to increase the efficiency and competitiveness of national automakers, is discussed. Furthermore, public policies such as the Inovar-Auto program, which encouraged local production and technological innovation by providing tax benefits for companies investing in research and development, are addressed. The growing importance of electric vehicles is also analyzed, considering environmental impacts and the need for appropriate infrastructure to support this transition. Using Schumpeter's theory of creative destruction, the study explores innovation cycles and their impacts on the automotive market, highlighting how new technologies replace old ones and create new business opportunities. It is concluded that technological innovations and incentive policies are crucial for the competitiveness and sustainability of the sector in Brazil, emphasizing the need for continuous investments in research and development the training of skilled labor to face future challenges. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa as inovações tecnológicas e a evolução histórica do setor automotivo no Brasil partindo de sua formação em 1956 até o ano de 2022. Destaca-se a relevância econômica do setor, que representou aproximadamente 25% do PIB brasileiro em 2019. Discute-se a implementação de tecnologias da Indústria 4.0, que englobam automação, integração digital e manufatura avançada, visando aumentar a eficiência e a competitividade das montadoras nacionais. Além disso, são abordadas políticas públicas como o programa Inovar-Auto, que incentivou a produção local e a inovação tecnológica, proporcionando benefícios fiscais para empresas que investissem em pesquisa e desenvolvimento. A crescente importância dos veículos elétricos também é analisada, considerando os impactos ambientais e a necessidade de uma infraestrutura adequada para suportar essa transição. Utilizando a teoria da destruição criativa de Schumpeter, o estudo explora os ciclos de inovação e seus impactos no mercado automotivo, destacando como novas tecnologias substituem as antigas e criam oportunidades de negócios. Conclui-se que as inovações tecnológicas e políticas de incentivo são cruciais para a competitividade e sustentabilidade do setor no Brasil, enfatizando a necessidade de contínuos investimentos em pesquisa e desenvolvimento e na formação de mão de obra qualificada para enfrentar os desafios futuros. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Setor automotivo | pt_BR |
dc.subject | Inovação tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Indústria 4.0 | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Automotive sector | pt_BR |
dc.subject | Technological innovation | pt_BR |
dc.subject | Industry 4.0 | pt_BR |
dc.subject | Public policies | pt_BR |
dc.subject | Brazil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
dc.title | Análise tecnológica do setor automotivo brasileiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas - Campus JF - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License