Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17083
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lucimarsilvaamorimcorrea.pdf1.83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Lembranças e narrativas de professores e professoras aposentados(as): uma tessitura das relações humanas no tear do tempo
Autor(es): Corrêa, Lucimar Silva Amorim
Primeiro Orientador: Dias, Juliana Maddalena Trifilio
Membro da banca: Santos, Ilka Schapper
Membro da banca: Carmo, Valéria Amorim do
Resumo: Esta pesquisa de Mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/UFJF), tem como principal objetivo responder a uma pergunta movente: quando o exercício profissional docente termina, o que fica? O questionamento deu margem para que esta pesquisa acontecesse e se desdobrasse em outras questões, a exemplo de: o que diz o professor sobre o que acontece quando a docência acaba? O trabalho foi realizado com nove docentes aposentados que, por meio de narrativas, trouxeram em suas lembranças o tempo do ofício, além de contarem a decisão de se aposentar. Nesse sentido, o estudo se propõe a fazer uma costura com fios narrativos de vida, alinhavando estruturas advindas das rememorações de um ofício, que enfatizam marcas de um tempo e de um lugar, cujo objetivo é compreender que relações se estabelecem na docência. No encontro entre a pesquisadora e os sujeitos em diálogo, sustentam-se as bases deste trabalho, através de referenciais teóricos e relatos. As narrativas presentes suscitam o âmbito das relações, bem como identificam como se deu esse encontro do professor no presente com as rememorações contadas, por meio da palavra, após a aposentadoria docente. O trabalho perpassará uma análise das memórias tecidas, através de observações que se fazem no tear do tempo.
Abstract: This Master's research, linked to the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Juiz de Fora (PPGE/UFJF), has as its main objective to answer a moving question: when the teaching profession ends, what remains? The questioning gave room for this research to take place and unfold into other questions, such as: what does the teacher say about what happens when teaching ends? The work was carried out with nine retired teachers who, through narratives, brought back their time in the profession, in addition to recounting their decision to retire. In this sense, the study proposes to sew together narrative threads of life, stitching together structures arising from memories of a profession, which emphasize marks of a time and a place, whose objective is to understand what relationships are established in teaching. In the meeting between the researcher and the subjects in dialogue, the bases of this work are supported, through theoretical references and reports. The present narratives raise the scope of the relationships, as well as identifying how this encounter between the teacher took place in the present with the memories told, through words, after the teaching retirement. The work will involve an analysis of the memories woven, through observations made in the loom of time.
Palavras-chave: Memória
Lugar
Palavra
Experiência
Aposentadoria docente
Memory
Place
Word
Experience
Teacher retirement
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17083
Data do documento: 30-Out-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons