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Tipo: Dissertação
Título: A concepção do mal a partir de Tomás de Aquino
Autor(es): Vale, Gabriel Monteiro
Primeiro Orientador: Portella, Rodrigo
Membro da banca: Souza, Humberto Araújo Quaglio de
Membro da banca: Heleno, Gilberto
Resumo: Frente ao questionamento filosófico, existencial e religioso acerca dos sofrimentos que acometem o mundo e seus indivíduos, buscamos elaborar uma estrutura que proporcione a compreensão da concepção tomasiana acerca do mal, partindo dos conceitos de finalidade, ordem e natureza, que consistem nos pressupostos da cosmologia de Tomás de Aquino. Postos estes pilares essenciais, adentramos à Lei Eterna e natural, constituidoras do modus operandi de toda criação, por conseguinte expomos uma definição do mal, sua origem e sua expressão angélica e humana, que se transmuta em pecado. Por fim, culminamos no sentido do mal, que abarca a vontade e amor de Deus, através da providência, predestinação, justiça, misericórdia e graça. De modo a posicionar a presença do mal no mundo não como um querer ou impotência divina, mas como aspectos naturalmente presentes nas criaturas enquanto meros entes e como consequências das ações das criaturas enquanto geradoras de efeitos, que necessitam do auxílio divino – desde os seres irracionais aos racionais – para lograrem aos seus devidos fins, pois tudo se torna bom, belo e perfeito conforme atinge sua finalidade.
Abstract: Faced with philosophical, existential and religious questions about the suffering that affects the world and its individuals, we seek to develop a structure that provides an understanding of the Thomasian conception of evil, starting from the concepts of finality, order and nature, which are the presuppositions of Thomas Aquinas' cosmology. After exposing these essential concepts, we move on to the Eternal and Natural Law, which constitute the modus operandi of all creation. We then set out a definition of evil, its origin and its angelic and human expression, which is transmuted into sin. Finally, we culminate in the meaning of evil, which encompasses God's will and love, through providence, predestination, justice, mercy and grace. In order to position the presence of evil in the world not as a divine will or impotence, but as aspects naturally present in creatures as mere beings and as consequences of the actions of creatures as generators of effects, who need divine help – from irrational to rational beings – to achieve their proper ends, because everything becomes good, beautiful and perfect as it reaches its purpose.
Palavras-chave: Deus
Bem
Mal
Pecado
Graça
God
Good
Evil
Sin
Grace
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17086
Data do documento: 29-Fev-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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