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dc.contributor.advisor1Portella, Rodrigo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3204481163062725pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Humberto Araújo Quaglio de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3086534580687197pt_BR
dc.contributor.referee2Heleno, Gilberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6379004066688966pt_BR
dc.creatorVale, Gabriel Monteiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1274309413755546pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T11:00:38Z-
dc.date.available2024-08-07-
dc.date.available2024-08-08T11:00:38Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17086-
dc.description.abstractFaced with philosophical, existential and religious questions about the suffering that affects the world and its individuals, we seek to develop a structure that provides an understanding of the Thomasian conception of evil, starting from the concepts of finality, order and nature, which are the presuppositions of Thomas Aquinas' cosmology. After exposing these essential concepts, we move on to the Eternal and Natural Law, which constitute the modus operandi of all creation. We then set out a definition of evil, its origin and its angelic and human expression, which is transmuted into sin. Finally, we culminate in the meaning of evil, which encompasses God's will and love, through providence, predestination, justice, mercy and grace. In order to position the presence of evil in the world not as a divine will or impotence, but as aspects naturally present in creatures as mere beings and as consequences of the actions of creatures as generators of effects, who need divine help – from irrational to rational beings – to achieve their proper ends, because everything becomes good, beautiful and perfect as it reaches its purpose.pt_BR
dc.description.resumoFrente ao questionamento filosófico, existencial e religioso acerca dos sofrimentos que acometem o mundo e seus indivíduos, buscamos elaborar uma estrutura que proporcione a compreensão da concepção tomasiana acerca do mal, partindo dos conceitos de finalidade, ordem e natureza, que consistem nos pressupostos da cosmologia de Tomás de Aquino. Postos estes pilares essenciais, adentramos à Lei Eterna e natural, constituidoras do modus operandi de toda criação, por conseguinte expomos uma definição do mal, sua origem e sua expressão angélica e humana, que se transmuta em pecado. Por fim, culminamos no sentido do mal, que abarca a vontade e amor de Deus, através da providência, predestinação, justiça, misericórdia e graça. De modo a posicionar a presença do mal no mundo não como um querer ou impotência divina, mas como aspectos naturalmente presentes nas criaturas enquanto meros entes e como consequências das ações das criaturas enquanto geradoras de efeitos, que necessitam do auxílio divino – desde os seres irracionais aos racionais – para lograrem aos seus devidos fins, pois tudo se torna bom, belo e perfeito conforme atinge sua finalidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDeuspt_BR
dc.subjectBempt_BR
dc.subjectMalpt_BR
dc.subjectPecadopt_BR
dc.subjectGraçapt_BR
dc.subjectGodpt_BR
dc.subjectGoodpt_BR
dc.subjectEvilpt_BR
dc.subjectSinpt_BR
dc.subjectGracept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA concepção do mal a partir de Tomás de Aquinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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