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dc.contributor.advisor1Menezes, Paulo Henrique Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2655731981867549pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Elaine Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1772617542712581pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Claudio Henrique da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1323700872526497pt_BR
dc.creatorPimentel, Cleber Batista-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1880201500442269pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-09T15:02:05Z-
dc.date.available2024-08-09-
dc.date.available2024-08-09T15:02:05Z-
dc.date.issued2024-04-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17131-
dc.description.abstractThis work aims to study the use of the Brazilian Astronomy and Astronautics Olympiad (OBA) as a motivating element to stimulate students' interest in the study of physics content covered in basic education. For this purpose, an Astronomy and Astronautics Club was created with the aim of encouraging study and research on topics such as the force of gravitational attraction, the principle of inertia and even subjects of modern physics and thermodynamics. The activities were organized with the help of digital tools, such as the Google Classroom platform and the Discord application. The structuring of the virtual environment was inspired by the problembased learning methodology (Problem Based Learning – PBL). The Astronomy and Astronautics Club meetings took place virtually, through synchronous meetings on the Discord platform, and in person, during school hours, to build and launch a solid propellant rocket. Materials for discussion were made available in the form of videos, texts, slides and websites in a Google Classroom room, created for this purpose. In synchronous meetings, students were encouraged to discuss previously posted material, based on a problem question. In some meetings, students were also encouraged to answer questions about the physics content covered, following the guidelines of the peer instruction methodology. In addition, a rocket launch simulation program was made available, in which the student could build and launch rockets virtually. In the last stage of the proposal, students were encouraged to build real rocket prototypes and launch them. We understand that the application of this strategy was hampered by the fact that it occurred during the period in which students were emerging from social isolation caused by the Covid-19 pandemic. As a result, we had some limitations, but we believe that the proposal can be improved and adapted for future implementations.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objeto de estudo a utilização da Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) como elemento motivador para estimular o interesse dos estudantes no estudo de conteúdos de física abordados na educação básica. Com esse propósito, foi criado um Clube de Astronomia e Astronáutica com o objetivo de incentivar o estudo e a pesquisa sobre temas, como força de atração gravitacional, princípio da inércia e até mesmo assuntos de física moderna e termodinâmica. As atividades foram organizadas com o auxílio de ferramentas digitais, como a plataforma Google Classroom e o aplicativo Discord. A estruturação do ambiente virtual foi inspirada na metodologia do ensino baseado em problemas (EBP) ou Problem Based Learning – (PBL). As reuniões do Clube de Astronomia e Astronáutica ocorreram de forma virtual, por meio de encontros síncronos na plataforma do Discord, e presenciais, no contraturno escolar, para construção e lançamento de um foguete de propelente sólido. Os materiais para discussão eram disponibilizados na forma de vídeos, textos, slides e sites em uma sala do Google Classroom, criada para este propósito. Nos encontros síncronos, os estudantes eram estimulados a discutir sobre o material postado anteriormente, a partir de uma questão-problema. Em alguns encontros, os estudantes também eram incentivados a responder questões sobre o conteúdo de física abordado, seguindo as orientações da metodologia da instrução por colegas. Além disso, foi disponibilizado um programa de simulação de lançamento de foguete, no qual o estudante poderia construir e lançar foguetes de forma virtual. Na última etapa da proposta, os estudantes foram estimulados a construir protótipos de foguetes reais e fazer o seu lançamento. Entendemos que a aplicação dessa estratégia foi prejudicada pelo fato de ter ocorrido no período em que os estudantes estavam saindo do isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19. Com isso, tivemos algumas limitações, mas acreditamos que a proposta pode ser aprimorada e adaptada para futuras implementações.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectClube de ciênciapt_BR
dc.subjectAstronomia e astronáuticapt_BR
dc.subjectOBApt_BR
dc.subjectTeaching physicspt_BR
dc.subjectAstronomy and hybrid teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleAstronomia e astronáutica como instrumentos de motivação no ensino e aprendizado de físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



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