https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17132
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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julianaaulermatheusrodrigues.pdf | 1.97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | “Vou começar a botar em prática”: educação linguística, direitos humanos e formação de professores na extensão universitária |
Autor(es): | Rodrigues, Juliana Auler Matheus |
Orientador: | Jácome, Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis |
Miembros Examinadores: | Reis, Andreia Rezende Garcia |
Miembros Examinadores: | Hashiguti, Simone Tiemi |
Resumo: | A extensão universitária, como uma comunicação de saberes, tem se desenhado como uma frutífera possibilidade para a formação de professores engajados, sensíveis e transformadores. A partir desta perspectiva, foi realizado o curso de extensão “Letramentos e Direitos Humanos – práticas decoloniais na escola”, ofertado durante o segundo semestre de 2022 para cerca de 50 docentes da educação básica. O objetivo desta pesquisa é analisar os enunciados produzidos por uma participante do referido curso no que diz respeito à formação de professores, educação linguística e decolonialidade na sala de aula. Apresentam-se com objetivos específicos: i) selecionar e analisar enunciados produzidos por uma docente, construindo inteligibilidades com os estudos decoloniais, letramentos, direitos humanos e formação de professores em comunidades de aprendizagem; ii) utilizar os enunciados estudados e das reflexões produzidas a partir deles para o fortalecimento de uma prática extensionista voltada à transformação social; iii) identificar nos discursos selecionados pistas para formação e prática docente engajada e crítica. Assim, buscaremos criar inteligibilidades sobre as temáticas apresentadas, mobilizando para isso pressupostos Linguística Aplicada e do entendimento da língua como uma atividade social humana, na quais seus enunciados são produzidos para a interação e apresentam um posicionamento político. Como metodologia, utilizam-se princípios da etnografia, a qual tem se colocado como um importante caminho metodológico para se estudar processos formativos. Para isso, são selecionados três excertos de enunciados produzidos por uma professora em formação continuada, nos quais foi possível identificar interlocuções com os temas debatidos nesse trabalho, assim reforçando a extensão universitária como espaço de diálogo, proporcionando que ela transforme os sujeitos envolvidos e, como consequência, a universidade. |
Resumen : | University extension, as a means of communication, has emerged as a fruitful possibility for the training of engaged, sensitive, and transformative teachers. From this perspective, the extension course "Literacies and Human Rights - Decolonial Practices in the School" was offered during the second semester of 2022 to about 50 basic education teachers. The objective of this research is to analyze the statements produced by a participant of this course regarding teacher training, linguistic education, and decoloniality in the classroom. The specific objectives are: i) to select and analyze statements produced by a teacher, constructing intelligibilities with decolonial studies, literacies, human rights, and teacher training in learning communities; ii) to use the studied statements and the reflections produced from them to strengthen an extension practice aimed at social transformation; iii) to identify clues in the selected statements for engaged and critical teacher training and practice. Thus, we aim to create intelligibilities on the presented themes, mobilizing assumptions from Applied Linguistics and understanding language as a human social activity, in which statements are produced for interaction and present a political stance. As a methodology, ethnographic principles are used, as these have proven to be an important methodological path for studying formative processes. For this purpose, three excerpts of statements produced by a teacher in continuous training are selected, in which it was possible to identify interlocutions with the themes discussed in this work, thus reinforcing university extension as a space for dialogue, allowing it to transform the subjects involved and, consequently, the university. |
Palabras clave : | Formação de professores Linguística aplicada Educação linguística Extensão universitária Teacher training Applied linguistics Linguistic education University extension |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17132 |
Fecha de publicación : | 3-may-2024 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Linguística (Dissertações) |
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