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dc.contributor.advisor1Jácome, Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4582472522277913pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Andreia Rezende Garcia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9134084821084264pt_BR
dc.contributor.referee2Hashiguti, Simone Tiemi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9040384573709289pt_BR
dc.creatorRodrigues, Juliana Auler Matheus-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4075144488199473pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-09T15:03:43Z-
dc.date.available2024-08-09-
dc.date.available2024-08-09T15:03:43Z-
dc.date.issued2024-05-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17132-
dc.description.abstractUniversity extension, as a means of communication, has emerged as a fruitful possibility for the training of engaged, sensitive, and transformative teachers. From this perspective, the extension course "Literacies and Human Rights - Decolonial Practices in the School" was offered during the second semester of 2022 to about 50 basic education teachers. The objective of this research is to analyze the statements produced by a participant of this course regarding teacher training, linguistic education, and decoloniality in the classroom. The specific objectives are: i) to select and analyze statements produced by a teacher, constructing intelligibilities with decolonial studies, literacies, human rights, and teacher training in learning communities; ii) to use the studied statements and the reflections produced from them to strengthen an extension practice aimed at social transformation; iii) to identify clues in the selected statements for engaged and critical teacher training and practice. Thus, we aim to create intelligibilities on the presented themes, mobilizing assumptions from Applied Linguistics and understanding language as a human social activity, in which statements are produced for interaction and present a political stance. As a methodology, ethnographic principles are used, as these have proven to be an important methodological path for studying formative processes. For this purpose, three excerpts of statements produced by a teacher in continuous training are selected, in which it was possible to identify interlocutions with the themes discussed in this work, thus reinforcing university extension as a space for dialogue, allowing it to transform the subjects involved and, consequently, the university.pt_BR
dc.description.resumoA extensão universitária, como uma comunicação de saberes, tem se desenhado como uma frutífera possibilidade para a formação de professores engajados, sensíveis e transformadores. A partir desta perspectiva, foi realizado o curso de extensão “Letramentos e Direitos Humanos – práticas decoloniais na escola”, ofertado durante o segundo semestre de 2022 para cerca de 50 docentes da educação básica. O objetivo desta pesquisa é analisar os enunciados produzidos por uma participante do referido curso no que diz respeito à formação de professores, educação linguística e decolonialidade na sala de aula. Apresentam-se com objetivos específicos: i) selecionar e analisar enunciados produzidos por uma docente, construindo inteligibilidades com os estudos decoloniais, letramentos, direitos humanos e formação de professores em comunidades de aprendizagem; ii) utilizar os enunciados estudados e das reflexões produzidas a partir deles para o fortalecimento de uma prática extensionista voltada à transformação social; iii) identificar nos discursos selecionados pistas para formação e prática docente engajada e crítica. Assim, buscaremos criar inteligibilidades sobre as temáticas apresentadas, mobilizando para isso pressupostos Linguística Aplicada e do entendimento da língua como uma atividade social humana, na quais seus enunciados são produzidos para a interação e apresentam um posicionamento político. Como metodologia, utilizam-se princípios da etnografia, a qual tem se colocado como um importante caminho metodológico para se estudar processos formativos. Para isso, são selecionados três excertos de enunciados produzidos por uma professora em formação continuada, nos quais foi possível identificar interlocuções com os temas debatidos nesse trabalho, assim reforçando a extensão universitária como espaço de diálogo, proporcionando que ela transforme os sujeitos envolvidos e, como consequência, a universidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectEducação linguísticapt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectApplied linguisticspt_BR
dc.subjectLinguistic educationpt_BR
dc.subjectUniversity extensionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.title“Vou começar a botar em prática”: educação linguística, direitos humanos e formação de professores na extensão universitáriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)



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