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Tipo: Dissertação
Título: Ensino religioso e/no currículo referência de Minas Gerais: uma análise a partir dos PCNER e da BNCC
Autor(es): Gonçalves, Daniela de Paula
Primeiro Orientador: Rodrigues, Elisa
Membro da banca: Huff Júnior, Arnaldo Érico
Membro da banca: Koch, Simone Riske
Resumo: Este trabalho pretende verificar se o modelo de Ensino Religioso (ER) previsto no Currículo Referência de Minas Gerias (CRMG) se alinha ao ER não confessional que se orienta pelos estudos da Ciência da Religião (CR) e está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para este propósito foi realizada uma pesquisa teórico-documental, em conformidade com Davie e Wyatt, sobre a proposta curricular mineira que se baseia nos pressupostos do padre salesiano Wolfgang Gruen, inspirado pelo pastor protestante Paul Tillich. Nesse modelo de ER, a categoria religiosidade, é concebida enquanto dimensão humana e assumida como objeto de estudo. A importância da análise do CRMG se deve ao fato de que, para decolonizar o ER, deve-se atentar para o currículo enquanto território de disputa na formação da identidade do(a) educandos(a). Além do CRMG e da BNCC, foi analisado o documento Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNER) que, por ter sido um componente curricular negligenciado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), foi construído paralelamente ao referido documento de âmbito nacional. Visando atender às demandas da sociedade, o componente curricular passou por mudanças ao longo da história, apresentando-se nos modelos confessional, interconfessional e inter-religioso. Se por um lado há os defensores do ER, por outro lado há os defensores da laicidade. Nessa intersecção, encontram-se aqueles que defendem um ER sem a tutela religiosa nas escolas públicas, entre os quais estão Rodrigues, Cecchetti, Oliveira, Junqueira e Soares. A presente pesquisa se situa nesse campo, sendo possível observar a existência de algum direcionamento dos(as) educandos(as) para a busca por religiosidade, ainda que o CRMG possa garantir a não confessionalidade do componente curricular. Uma proposta de ER crítico e reflexivo sobre as diversas religiões se mostra mais apropriada para que o(a) educando(a) seja capaz de fazer suas próprias escolhas. A escola, enquanto lugar plural de pensamento a que todos deveriam ter acesso, seria o lugar por excelência para as discussões que envolvem a convivência em sociedade. Por esse motivo e por constituir modos de ser no mundo, a discussão sobre as religiões no ambiente escolar é relevante, desde que a abordagem seja realizada pelo ER reflexivo, não confessional e laico.
Abstract: This work aims to verify whether the Religious Education model provided for in the Reference Curriculum of Minas Gerais is aligned with non-confectional Religious Education that is Cthat is guided by studies in the Science of Religion and is provided for in the National Common Curricular Base. For this purpose, a theoretical-documentary research was carried out in accordance with Davie and Wyatt about in a the proposal prepared for the Minas Gerais curriculum, that is based on the assumptions of the Salesian priest Wolfgang Gruen, inspired by the Protestant pastor Paul Tillich. In this model of Religious Education, the religiosity category is conceived as a human dimension and assumed as an object of study. The importance of the Reference Curriculum of Minas Gerais analysis is due to the fact that, to decolonize Religious Education, attention must be paid to the curriculum as a territory of dispute in the formation of the student's identity. In addition to the Reference Curriculum of Minas Gerais and National Common Curricular Base, the document National Curricular Parameters for Religious Education was analyzed, because it was a curricular component neglected by the National Curricular Parameters for Religious Education, was constructed in parallel to the aforementioned document of national scope. Aiming to meet the demands of society, the curricular component has undergone changes throughout history, presenting itself in confessional, inter-confessional and inter-religious models. If on the one hand there are defenders of Religious Education, on the other hand there are defenders of secularism. At this intersection, there are those who defend Religious Education without religious guardianship in public schools, among which are Rodrigues, Cecchetti, Oliveira, Junqueira and Soares. This research is situated in this field, and it is possible to observe the existence of some orientation of students towards the Search for religiosity, even though the Reference Curriculum of Minas Gerais can guarantee the non-confessionality of the curricular componente. A proposal for critical and reflective Religious Education about the various religions is more appropriate for the student is able to make their own choices. School, as a plural place of thought that everyone should have access to, would be the place par excellence for discussions that involve coexistence in society. For this reason and because they constitute ways of being in the world, the discussion about religions in the school environment is relevant, as long as the approach is carried out by reflective, non-confessional and secular Religious Education.
Palavras-chave: Ensino religioso
Currículo referência de Minas Gerais
Base Nacional Comum Curricular
Ciência da religião
Laicidade
Religious education
Science of religion
Secularism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17150
Data do documento: 28-Mai-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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