Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17221
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariaeduardaquintãobarros.pdf2.32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A escuta de crianças na educação Infantil: o olhar da pedagogia Waldorf
Autor(es): Barros, Maria Eduarda Quintão
Primeiro Orientador: Santos, Nubia Aparecida Shaper
Membro da banca: Santos , Mayana Auxiliadora Martins
Resumo: Este trabalho tem por objetivo refletir sobre os conceitos teórico filosóficos que sustentam a Pedagogia Waldorf e suas teses que atravessam o campo das práticas e possibilitam ao professor um processo de autorreflexão, aprendizado e respeito para com as crianças. A partir das minhas vivências como aluna e estagiária discorri sobre minhas percepções a partir das sugestões de mudanças de posturas vindas da tutora da escola, sobre os princípios dessa pedagogia sobre a formação humana, que não se resumem apenas à prática pedagógica e a fundação da primeira Escola Waldorf. Narrei também sobre o espaço e as práticas que me marcaram quando estagiei na instituição Sol Dourado Jardim Waldorf e a maneira como essa experiência, aliada aos estudos e reflexões na Faculdade de Educação da UFJF mudaram meu olhar para as crianças e a prática pedagógica.
Abstract: -
Palavras-chave: Pedagogia Waldorf
reflexão
teoria e prática
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17221
Data do documento: 21-Dez-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons