Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17222
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
juliadesouzabatista.pdf2.94 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rocha, Juliano Guerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1944535179478135pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Simone da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4832618110545114pt_BR
dc.creatorBatista, Julia de Souza-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-21T12:49:43Z-
dc.date.available2023-12-01-
dc.date.available2024-08-21T12:49:43Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17222-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA presente investigação faz parte da pesquisa interinstitucional “Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento” (ABEC, Ceale/FaE/UFMG), iniciada nos anos de 1980, por Magda Soares, na qual a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participa. Em específico, neste trabalho, contribuímos para a compreensão sobre os jogos e a consciência fonológica na alfabetização de crianças no Brasil. Logo, assumimos como problematização: o que as produções acadêmicas brasileiras revelam sobre jogos de consciência fonológica na alfabetização de crianças? Diante disso, tivemos como objetivo geral: inventariar a produção acadêmica sobre consciência fonológica na alfabetização de crianças, analisando o lugar ocupado pelos jogos, enquanto materiais que auxiliam na promoção de uma reflexão sobre os segmentos sonoros da palavra. Ademais, os objetivos mais específicos foram: compreender a importância do desenvolvimento da consciência fonológica na fase de alfabetização de crianças; inventariar teses e dissertações que enfatizam o uso dos jogos de consciência fonológica nas práticas de alfabetização; e, por fim, examinar a funcionalidade dos jogos digitais disponíveis nas produções acadêmicas relacionadas. Como metodologia para alcançar os objetivos propostos, fizemos uma metapesquisa, de modo que a investigação se enquadra na categoria de “estado do conhecimento”, já que nos propomos em realizar um mapeamento do que já foi estudado sobre o tema em pauta. Este trabalho apoiou-se em teóricos/as do campo da alfabetização, tais como Alexsandro da Silva, Ana Carolina Perrusi Alves Brandão, Artur Gomes de Morais, Luiz Carlos Cagliari, Magda Soares, Maria do Rosário Longo Mortatti, dentre outros/as. Acreditamos que, para as crianças se alfabetizarem, elas devem estar imersas em propostas de reflexão sobre a língua escrita e não expostas apenas às atividades de memorização e repetição. Destarte, os jogos podem ser enormes aliados. Nesse ponto, como resultado da pesquisa, inventariamos no Banco de Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 14 produções acadêmicas (teses e dissertações) sobre os jogos de consciência fonológica na alfabetização de crianças. Notamos, pela análise realizada, que alguns dos jogos podem auxiliar o/a professor/a alfabetizador/a, mas que há muitas limitações em seu uso, por exemplo, a falta de recursos tecnológicos nas escolas públicas, além de alguns deles não estarem acessíveis ao grande público. Outrossim, chega-se à conclusão de que é preciso ter mais trabalhos sobre a temática, que visem um impacto social, que colaboram, assim, para a melhoria da educação e da alfabetização no Brasil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectEstado do conhecimentopt_BR
dc.subjectJogos de consciência fonológicapt_BR
dc.subjectProdução acadêmicapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleJogos de consciência fonológica na alfabetização: um balanço da produção acadêmicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons