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Clase: Tese
Título : Práticas musicais na educação infantil: investigando o habitus de pedagogas em uma escola do DF
Autor(es): Vale, Sara Paraguassu Santos do
Orientador: Pereira, Marcus Vinícius Medeiros
Miembros Examinadores: Reis, Andreia Rezende Garcia
Miembros Examinadores: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Miembros Examinadores: Bellochio, Cláudia Ribeiro
Miembros Examinadores: Valle, Ione Ribeiro
Resumo: A presente pesquisa investigou as práticas musicais na educação básica, concentrando-se na etapa da educação infantil e examinando a atuação de professoras pedagogas não especialistas em música. A motivação para este estudo surgiu da constatação de que pesquisas anteriores no mesmo contexto apresentavam questões e resultados similares sobre direcionamento que limita a música a um recurso pedagógico na etapa, em detrimento da construção de conhecimentos musicais por meio de experiências e vivências. Tendo como referência central a teoria praxiológica de Bourdieu, a pesquisa delineou o espaço como um subcampo de educação musical, e objetivou a identificação dos habitus que influenciam essas práticas. Os dados empíricos foram coletados em uma escola pública do Distrito Federal, com observações na educação infantil e entrevistas realizadas no modelo de grupo focal com as professoras, equipe e comunidade escolar. As análises das práticas foram realizadas a partir da dimensão da Autonomia da LCT, que possibilitou a compreensão sobre como os constituintes das práticas relacionam-se entre si. As análises revelaram três categorias de disposições, chamadas Conatus, Commune e Silentium, que indicam desde uma maior recorrência de atividades musicais autônomas e projetos específicos, até a quase ausência da música nesse contexto. Esta investigação sugere que as disposições que subjazem as concepções e práticas sobre a música não se encerram no trabalho pedagógico docente e no capital cultural acumulado, mas são engendradas também pelas disposições de outros agentes do subcampo da educação musical escolar, como outros trabalhadores da escola e os familiares/responsáveis pelas crianças. Os resultados indicam que, mesmo após avanços curriculares e teóricos, a escola ainda atribui à música o papel de ferramenta para o ensino de outros conhecimentos e objetivos alheios aos musicais, e assim subvalorizam a importância da música como conhecimento específico imprescindível para o desenvolvimento infantil, além do vislumbre de um possível retrocesso nas práticas de docentes que praticamente anulam a presença da música na etapa.
Resumen : The present research investigated musical practices in basic education, focusing on the early childhood education stage and examining the performance of non-specialist pedagogue teachers in music. The motivation for this study arose from the observation that previous research in the same context presented similar issues and results regarding the direction that limits music to a pedagogical resource at this stage, to the detriment of constructing musical knowledge through experiences and activities. With Bourdieu's praxeological theory as a central reference, the research outlined the space as a subfield of music education and aimed to identify the dispositions of habitus that influence these practices. Empirical data were collected at a public school in the Federal District, with observations in early childhood education and interviews conducted in a focus group model with teachers, staff, and the school community. The analyses of the practices were carried out from the dimension of Autonomy in LCT, which enabled an understanding of how the constituents of practices relate to each other. The analyses revealed three categories of dispositions, called Conatus, Commune, and Silentium, indicating a range from a higher recurrence of autonomous musical activities and specific projects to the near absence of music in this context. This investigation suggests that the dispositions underlying the conceptions and practices regarding music are not limited to the pedagogical work of teachers and accumulated cultural capital but are also engendered by the dispositions of other agents in the subfield of school music education, such as other school workers and the children's families/caregivers. The results indicate that, even after curricular and theoretical advances, schools still attribute to music the role of a tool for teaching other knowledge and objectives unrelated to music, thus undervaluing the importance of music as a specific knowledge essential for child development. Additionally, there is the prospect of a possible regression in the practices of teachers who virtually eliminate the presence of music at this stage.
Palabras clave : Práticas musicais
Habitus
Educação infantil
Music practices
Early childhood education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
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Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17242
Fecha de publicación : 2-jul-2024
Aparece en las colecciones: Doutorado em Educação (Teses)



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