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dc.contributor.advisor1Pereira, Marcus Vinícius Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2498204826579831pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Andreia Rezende Garcia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9134084821084264pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Núbia Aparecida Schaper-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3157421070865791pt_BR
dc.contributor.referee3Bellochio, Cláudia Ribeiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8653053694824805pt_BR
dc.contributor.referee4Valle, Ione Ribeiro-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4490226468776272pt_BR
dc.creatorVale, Sara Paraguassu Santos do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9527223438931134pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-22T14:27:18Z-
dc.date.available2024-08-21-
dc.date.available2024-08-22T14:27:18Z-
dc.date.issued2024-07-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17242-
dc.description.abstractThe present research investigated musical practices in basic education, focusing on the early childhood education stage and examining the performance of non-specialist pedagogue teachers in music. The motivation for this study arose from the observation that previous research in the same context presented similar issues and results regarding the direction that limits music to a pedagogical resource at this stage, to the detriment of constructing musical knowledge through experiences and activities. With Bourdieu's praxeological theory as a central reference, the research outlined the space as a subfield of music education and aimed to identify the dispositions of habitus that influence these practices. Empirical data were collected at a public school in the Federal District, with observations in early childhood education and interviews conducted in a focus group model with teachers, staff, and the school community. The analyses of the practices were carried out from the dimension of Autonomy in LCT, which enabled an understanding of how the constituents of practices relate to each other. The analyses revealed three categories of dispositions, called Conatus, Commune, and Silentium, indicating a range from a higher recurrence of autonomous musical activities and specific projects to the near absence of music in this context. This investigation suggests that the dispositions underlying the conceptions and practices regarding music are not limited to the pedagogical work of teachers and accumulated cultural capital but are also engendered by the dispositions of other agents in the subfield of school music education, such as other school workers and the children's families/caregivers. The results indicate that, even after curricular and theoretical advances, schools still attribute to music the role of a tool for teaching other knowledge and objectives unrelated to music, thus undervaluing the importance of music as a specific knowledge essential for child development. Additionally, there is the prospect of a possible regression in the practices of teachers who virtually eliminate the presence of music at this stage.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa investigou as práticas musicais na educação básica, concentrando-se na etapa da educação infantil e examinando a atuação de professoras pedagogas não especialistas em música. A motivação para este estudo surgiu da constatação de que pesquisas anteriores no mesmo contexto apresentavam questões e resultados similares sobre direcionamento que limita a música a um recurso pedagógico na etapa, em detrimento da construção de conhecimentos musicais por meio de experiências e vivências. Tendo como referência central a teoria praxiológica de Bourdieu, a pesquisa delineou o espaço como um subcampo de educação musical, e objetivou a identificação dos habitus que influenciam essas práticas. Os dados empíricos foram coletados em uma escola pública do Distrito Federal, com observações na educação infantil e entrevistas realizadas no modelo de grupo focal com as professoras, equipe e comunidade escolar. As análises das práticas foram realizadas a partir da dimensão da Autonomia da LCT, que possibilitou a compreensão sobre como os constituintes das práticas relacionam-se entre si. As análises revelaram três categorias de disposições, chamadas Conatus, Commune e Silentium, que indicam desde uma maior recorrência de atividades musicais autônomas e projetos específicos, até a quase ausência da música nesse contexto. Esta investigação sugere que as disposições que subjazem as concepções e práticas sobre a música não se encerram no trabalho pedagógico docente e no capital cultural acumulado, mas são engendradas também pelas disposições de outros agentes do subcampo da educação musical escolar, como outros trabalhadores da escola e os familiares/responsáveis pelas crianças. Os resultados indicam que, mesmo após avanços curriculares e teóricos, a escola ainda atribui à música o papel de ferramenta para o ensino de outros conhecimentos e objetivos alheios aos musicais, e assim subvalorizam a importância da música como conhecimento específico imprescindível para o desenvolvimento infantil, além do vislumbre de um possível retrocesso nas práticas de docentes que praticamente anulam a presença da música na etapa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPráticas musicaispt_BR
dc.subjectHabituspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMusic practicespt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePráticas musicais na educação infantil: investigando o habitus de pedagogas em uma escola do DFpt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



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