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dc.contributor.advisor1Rocha, Cézar Henrique Barra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8729240139391301pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Pedro José de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0922848889019743pt_BR
dc.contributor.referee2Vale, Ciro de Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5886270585508384pt_BR
dc.creatorSilveira, Fábio Jacob da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7306368796115491pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-23T14:34:28Z-
dc.date.available2024-08-22-
dc.date.available2024-08-23T14:34:28Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17253-
dc.description.abstractUrban mobility can be affected by several factors. However, proposals to improve road circulation and local urban mobility can represent a setback when, instead of promoting progress, they imply setbacks and impacts. The implementation of the BR-440 highway in the urban area of the city of Juiz de Fora/MG and its trajectory in local urban plans is critically analyzed. Opportunely, the concept of urban mobility is presented, shaped by socio-historical events and distinguished from synonymizations of other associated concepts, in order to bring approaches that express it as close to reality. The emergence of the city is contextualized with the opening of another road, the Estrada Nova do Paraibuna, and of the area impacted by the road in the so-called Cidade Alta, and also the repercussion of the Brazil’s Second National Development Plan in close relation to the development of projects local areas, the Mediumsized Cities Project in Juiz de Fora and the Plano Diretor da Cidade Alta. The construction process of the road was discussed, rescued from a 1979 road project in the early 1990s that gave rise to Via São Pedro. However, it was found that the specific technical adjustments made to the project were not able to equate or minimize the socioeconomic and socioenvironmental impacts imposed on the population and the environment. It was observed, however, the imposition of local public managers in continuing a project that proved to be unfeasible, since its conception due to the various interferences that it could cause and did cause in its execution, without considering the changes in urban densification and population growth in this area. course and along the route of the road. In this way, the influence of urban plans on the population's quality of life was reflected.pt_BR
dc.description.resumoA mobilidade urbana pode ser afetada por diversos fatores. Contudo, propostas à melhoria da circulação viária e à mobilidade urbana local podem significar uma contrariedade quando em vez de promoverem avanços, implicam retrocessos e em impactos. Analisa-se criticamente a implementação da rodovia BR-440 na área urbana da cidade de Juiz de Fora/MG e sua trajetória em planos urbanos locais. Oportunamente, apresenta-se o conceito de mobilidade urbana, moldado pelos eventos sócio-históricos e distinguido de sinonimizações a outros conceitos associados, a fim de se trazer abordagens que o expressam o mais próximo da realidade. Contextualiza-se o surgimento da cidade a partir da abertura de outra estrada, a Estrada Nova do Paraibuna, e área impactada pela BR-440 na chamada Cidade Alta e, ainda, a repercussão do II Plano Nacional de Desenvolvimento em estreita relação na elaboração de projetos locais, o Projeto Cidades de Porte Médio em Juiz de Fora e o Plano Diretor da Cidade Alta. Levantou-se o processo de construção da via, resgatada de um projeto rodoviário de 1979 no início dos anos 1990 que deu origem à Via São Pedro. Entretanto, constatou-se que os pontuais ajustes técnicos feitos ao projeto não foram capazes de equacionar ou minimizar os impactos socioeconômicos e socioambientais impostos à população e ao meio ambiente. Observou-se, entretanto, a impositividade dos gestores públicos locais em dar sequência a um projeto que se mostrou inviável, desde sua concepção pelas diversas interferências que poderia causar e causou em sua execução, sem considerar as alterações no adensamento urbano e o crescimento populacional neste decurso e ao longo do trajeto da via. Desta forma, refletiu-se sobre a influência dos planos urbanísticos na qualidade de vida da população.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectImpactos socioeconômicos e socioambientaispt_BR
dc.subjectRodoviapt_BR
dc.subjectBR-440pt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectSocioeconomic and socioenvironmental impactspt_BR
dc.subjectHighwaypt_BR
dc.subjectUrban planningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleImpactos da BR-440 na mobilidade urbana da Cidade Alta, Juiz de Fora/MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (Dissertações)



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