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dc.contributor.advisor1Weiss, Denise Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1638503613467825pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Aline Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3812887394679047pt_BR
dc.contributor.referee2Abritta, Carolina Scali-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4875126755990961pt_BR
dc.creatorBarbosa, Larissa Fernandes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1465170470931101pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-29T15:20:03Z-
dc.date.available2024-08-29-
dc.date.available2024-08-29T15:20:03Z-
dc.date.issued2024-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17287-
dc.description.abstractThis research addresses the concepts of culture elaborated by foreign and non-foreign students, according to their beliefs and experiences, who share the same teaching space in a school in the city of Juiz de Fora. In order to understand the role of culture in the relationship between students, it is worth reflecting on what they think about their culture and the culture of others; how they recognize themselves as belonging to a culture and how they recognize the culture of the other. Here we intend to show that the point of view from which the student sees the language and culture of the other can be relevant to determine the relationships established with foreign colleagues. This work is part of the tradition of qualitative research of an interpretative nature (Mason, 1996) and aims to investigate the concepts of culture and multiculturalism by students in a school community. To this end, students from a specific public school located in the city of Juiz de Fora answered some questions in an interview that was recorded. The data obtained in these interviews were analyzed to observe regularities in the responses. The results lead us to realize that the majority of students mobilized, most of the time, different notions of cultures in each of the questions. Which shows us that when they looked at their culture, they mobilized notions of culture that were different from the notions of culture mobilized when they looked at the other's culture. This data reinforces the idea that the relationship between these students interferes with the mobilization of the notion of culture.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa aborda os conceitos de cultura elaborados por alunos estrangeiros e não-estrangeiros, de acordo com suas crenças e experiências, que dividem o mesmo espaço de ensino em uma escola na cidade de Juiz de Fora. A fim de compreender o papel da cultura na relação entre os alunos, cabe refletir sobre o que eles pensam sobre a sua cultura e a cultura do outro; como eles se reconhecem pertencentes a uma cultura e como reconhecem a cultura do outro. Pretendemos, aqui, mostrar que o ponto de vista segundo o qual o aluno enxerga a língua e a cultura do outro pode ser relevante para determinar as relações estabelecidas com os colegas estrangeiros. Este trabalho está inserido na tradição de pesquisa qualitativa de cunho interpretativo (Mason, 1996) e tem como objetivo investigar os conceitos de cultura e multiculturalidade por alunos de uma comunidade escolar. Para tanto, alunos de uma determinada escola pública situada na cidade de Juiz de Fora responderam a algumas perguntas em uma entrevista que foi gravada. Os dados obtidos nessas entrevistas foram analisados para se observar regularidades nas respostas. Os resultados nos levam a perceber que a maioria dos alunos mobilizaram, na maioria das vezes, diferentes noções de culturas em cada uma das perguntas. O que nos mostra que ao voltar o olhar para a cultura deles, eles mobilizaram noções de cultura diferentes das noções de cultura mobilizadas quando estes voltaram o olhar para a cultura do outro. Este dado reforça a ideia de que a relação entre esses alunos interfere na mobilização da noção de culturapt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectAlunos estrangeirospt_BR
dc.subjectRelações interculturaispt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectPortuguese as a foreign languagept_BR
dc.subjectMulticulturalpt_BR
dc.subjectForeign studentspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleCulturas em sala de aula: alunos estrangeiros e brasileiros convivendo em uma escola públicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)



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