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Tipo: Tese
Título: Mulheres negras educadoras: intersecções de raça, gênero e educação
Autor(es): Santos, Silmara Aparecida dos
Primeiro Orientador: Ferrari, Anderson
Membro da banca: Castro, Roney Polato de
Membro da banca: Carvalho, Francione Oliveira de
Membro da banca: Bricio, Vilma Nonato de
Membro da banca: Silva, Kelly da
Resumo: A tese nasceu de uma inquietação: os processos que (in)visibilizam a presença de mulheres negras em diversos espaços sociais, inclusive no universo acadêmico. Como resultado desse incômodo, a presente pesquisa foi construída tendo como objetivo geral evidenciar, analisar e discutir as dissertações e teses de três educadoras negras e pesquisadoras que foram precursoras no ensino superior: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Nilma Lino Gomes e Núbia Regina Moreira, ressaltando suas contribuições para o campo da educação. Que sentidos de educação essas mulheres acionaram nas suas trajetórias acadêmicas em diálogo com um projeto de sujeito e de sociedade? Quais as reflexões elas nos convidam a fazer considerando a interseccionalidade entre raça e gênero na educação? O foco da análise são os conceitos de raça, gênero e educação, sob o viés interseccional, com seus desafios e suas potencialidades para o campo da educação e para as políticas de existências. São as perspectivas foucaultianas e as teorias advindas do Pensamento Feminista Negro que orientam as problematizações, o que significa dizer que o interesse está nos processos discursivos e educativos de constituição dos sujeitos, entendendo-os como sujeitos históricos. Nossa tese é de que essas mulheres negras produzem conhecimento a partir dos seus pertencimentos de raça e gênero e, ao fazerem isso, elas propõem uma educação mais igualitária e democrática a partir de um entendimento histórico da constituição dos sujeitos. Nas dissertações e teses das educadoras negras, encontramos contribuições para problematizarmos a relação entre os contextos histórico e social e os processos educativos. Nesse sentido, trouxemos para a tese a importância dos movimentos sociais e seus impactos nas conquistas do povo negro e das mulheres, em especial. Também discutimos as ações afirmativas e as articulações com as práticas escolares e as subjetividades de professoras negras. Por fim, o texto nos convida a pensar os processos educativos para além das instituições educativas, isto é, as escolas, ressaltando que há outros espaços que nos educam, que investem, (des)controem a nossa maneira de ser e de agir no mundo, transformando-nos e mudando o outro, bem como o meio do qual fazemos parte.
Abstract: The thesis was born out of a concern: the processes that (in)make visible the presence of black women in various social spaces, including the academic world. As a result of this discomfort, the general aim of this research was to highlight, analyze and discuss the dissertations and theses of three pioneering black educators and researchers in higher education: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Nilma Lino Gomes e Núbia Regina Moreira highlighting their contributions to the field of education. What meanings of education did these women activate in their academic careers in dialog with a project for individuals and society? What reflections do they invite us to make considering the intersectionality of race and gender in education? The focus of the analysis is the concepts of race, gender and education, from an intersectional perspective, with their challenges and potential for the field of education and the politics of existence. The problematizations are guided by Foucauldian perspectives and theories from Black Feminist Thought, which means that the interest lies in the discursive and educational processes of the constitution of subjects, understanding them as historical subjects. Our thesis is that these black women produce knowledge based on their race and gender and, in doing so, they propose a more equality and democratic education based on a historical understanding of the constitution of subjects. In the dissertations and theses of black educators, we find contributions to problematize the relationship between historical and social contexts and educational processes. In this sense, we brought to the thesis the importance of social movements and their impact on the achievements of black people and women in particular. We also discussed affirmative action and its links to school practices and the subjectivities of black female teachers. Finally, the text invites us to think about educational processes beyond educational institutions, this is schools, emphasizing that there are other spaces that educate us, that invest in, (de)control our way of being and acting in the world, transforming us and changing others, as well as the environment of which we are a part.
Palavras-chave: Mulheres negras educadoras
Raça
Gênero
Educação
Black women educators
Race
Gender
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17319
Data do documento: 24-Mai-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação (Teses)



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