https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17320
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Clase: | Dissertação |
Título : | A arquitetura do João de Barro: a trajetória artística de Braguinha e o profissionalismo na música popular |
Autor(es): | Maciel, Ricardo Augusto Galdino |
Orientador: | Fernandes, Dmitri Cerboncini |
Miembros Examinadores: | Arribas, Célia da Graça |
Miembros Examinadores: | Paranhos, Adalberto de Paula |
Resumo: | Ao longo das primeiras décadas do século XX diversas mudanças sociais e tecnológicas deram ensejo ao surgimento de um mercado de massas para a música popular, refletindo as transformações experimentadas pelo país de um modo geral. O campo musical popular repercutiu essas mudanças, passando por alterações drásticas que redefiniram boa parte de suas relações internas, dentre as quais destaca-se a reformulação da noção de profissionalismo. No início da década de 1930, essas alterações já se encontravam consolidadas, estruturando a profissão dos músicos populares a partir de pressupostos completamente novos. Nesse sentido, a atuação de alguns músicos e empresários oriundos das classes médias foi fundamental, propiciando a aceitação da figura do “músico popular profissional”. Este trabalho analisa a trajetória profissional da geração de Braguinha, mostrando, como os diferentes graus de inserção dos agentes nas estruturas profissionais revelam inúmeras distinções de ordem social. |
Resumen : | During the first decades of the twentieth century many social and technological changes have given rise to the emergence of a mass market for popular music in Brazil. The musical field reflected these changes, going through drastic changes that have redefined much of its internal relations, particularly the concept of professionalism in popular music. In the early 1930s the changes suffered by the popular music field were already consolidated to the point of redefining the profession of popular musician. The performance of agents from the middle classes was crucial in this process, providing the acceptance of the figure of the "popular professional musician." This paper analyzes the professional trajectory of Braguinha’s generations showing how different degrees of integration of agents in professional structures reveal numerous distinctions of social order. |
Palabras clave : | Braguinha Música popular Profissionalismo Artístico Sociologia da arte Teoria social |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17320 |
Fecha de publicación : | 5-nov-2015 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações) |
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