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Clase: Tese
Título : A utilização de um protocolo de observação no Laboratório de desenvolvimento infantil/UFV: possibilidades de formação musical docente
Autor(es): Pereira, Luana Roberta Oliveira de Medeiros
Orientador: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Miembros Examinadores: Moreira, Ana Rosa Costa Picanço
Miembros Examinadores: Silva, Mariana Galon da
Miembros Examinadores: Fonseca, Maria Betânia Parizzi
Miembros Examinadores: Barreto, Maria de Lourdes Mattos
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar a utilização de um protocolo de observação do desenvolvimento musical de bebês e crianças de 0 a 2 anos, especialmente desenvolvido para esta pesquisa, como instrumento de formação musical de professores. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) da Universidade Federal de Viçosa, em duas turmas (Berçário e Sala 01) com as professoras, bebês e crianças bem pequenas das referidas turmas. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, estruturada a partir dos princípios da pesquisa crítica de colaboração. Neste sentido, busca compreender o movimento dialógico na produção de conhecimento e uma transformação na ação dos praticantes envolvidos. O referencial teórico ancora-se nas propostas de Keith Swanwick a respeito do desenvolvimento da compreensão musical, bem como em estudos e pesquisas realizados sobre a parentalidade intuitiva e a musicalidade comunicativa, os movimentos dos bebês e suas diferentes fases de expertise vocal. A partir destas teorias, e em diálogo com outras propostas encontradas na literatura, um protocolo de observação foi elaborado com vistas a ser utilizado como ferramenta formativa das professoras. Os procedimentos metodológicos envolveram, numa primeira fase, observações do cotidiano e da rotina das turmas, rodas de conversa para conhecer o trabalho das professoras e sua relação com música, e intervenções de musicalização com as crianças das turmas de Berçário e Sala 01. As intervenções – planejadas a partir das práticas observadas, com vistas a potencializar o trabalho que já era realizado – buscaram oferecer um primeiro momento de formação das professoras, a partir do confronto com práticas de musicalização no cotidiano da creche. Na segunda fase da pesquisa, foram realizadosencontros formativos com as professoras, quando o protocolo de observação desenvolvido e os referenciais que o embasaram foram apresentados para as professoras. Por fim, rodas de conversa foram realizadas avaliando todo o processo, especialmente o impacto do uso protocolo na formação continuada. Os resultados demonstraram que, apesar de haver lacunas na formação musical das professoras, o trabalho com música está presente no cotidiano do LDI. Inicialmente, percebe-se na fala das professoras uma imagem da música como ferramenta metodológica, apesar do reconhecimento desta como uma área de conhecimento pelos documentos curriculares da instituição. Após as intervenções, as professoras reconheceram que é possível realizar um trabalho consistente a partir de atividades acessíveis e que o protocolo se revelou como um instrumento que consolidou todo o processo de pesquisa, evidenciando e fortalecendo o desenvolvimento musical infantil a partir das práticas realizadas coletivamente. Por fim, as falas das professoras permitiram compreender a formação docente como um longo processo de cultivo do olhar, cujas transformações requerem interações prolongadas com os conhecimentos, materiais, repertórios, professores experientes e com os bebês e crianças. Nesse sentido, a formação inicial e continuada precisa ser problematizada de forma a permitir a construção e internalização desse olhar especializado – construção essa que tem, nos protocolos, potentes instrumentos para o cultivo do profissional.
Resumen : This research aims to investigate the use of a protocol for observing the musical development of children aged 0 to 2 years, specially developed for this study, as an instrument for teacher education.The research was conducted at the Child Development Laboratory (LDI) at the Federal University of Viçosa, involving two classes (Nursery and Class 01) with teachers, babies and very young children from those classes.It is a qualitative study structured on the principles of critical collaborative research.In this sense, it aims to understand the dialogical movement in the production of knowledge and a transformation in the actions of the practitioners involved.The theoretical framework is anchored in Keith Swanwick's proposals regarding the development of musical understanding, as well as in studies and research carried out on intuitive parenting and communicative musicality, babies' movements and their different phases of vocal expertise.Based on these theories and in dialogue with other proposals found in the literature, an observation protocol was developed to be used as a formative tool for teachers.The methodological procedures involved, in a first phase, observations of the daily life and routine of the classes, conversation circles to learn about the teachers' work and their relationship with music, and music education interventions with the children of the Nursery and Class 01.The interventions – planned based on the practices observed– sought to provide a preliminarystage of teacher education, grounded in the confrontation with Music Education practices in the daily life of the LDI.In the second phase of the research, formative meetings were held with the teachers, during which the developed observation protocol and the references supporting it were presented.Finally, conversation circles were conductedto evaluate the entire process, with a particular focus on the impact of using the protocol on continuing teachereducation.The results demonstrated that, despite gaps in the teachers' musical education, working with music is present in the daily life of the LDI.Initially, an image of music only as a methodological tool can be observed in the teachers' speech, despite its recognition as an area of knowledge by the institution's curricular documents.After the interventions, the teachers recognized that it is possible to carry out consistent work based on accessible activities, and that the protocol proved to be an instrument that consolidated the entire research process. It highlighted and strengthened children's musical development based on practices carried out collectively.Finally, the teachers' statements allowed us to understand teacher education as a long process of cultivating the gaze, whose transformations require prolonged interactions with knowledge, materials, repertoires, experienced teachers and with babies and children.In this sense, initial and continuing teacher education need to be designed in a way that allows the constructionand internalization of this specialized gaze – a construction that has, in the protocols, powerful instruments for the cultivation of the professional teacher.
Palabras clave : Formação de professores
Educação musical
Protocolo de observação
Educação infantil
Teacher education
Music teaching
Observation protocol
Preschool education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17322
Fecha de publicación : 26-mar-2024
Aparece en las colecciones: Doutorado em Educação (Teses)



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