https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17349
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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italomendesseghetto.pdf | 5.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Realidade virtual e simulação como ferramenta de apoio à compreensão de projetos de urbanismo tático |
Autor(es): | Seghetto, Italo Mendes |
Orientador: | Lima, Fernando Tadeu de Araújo |
Co-orientador: | Lopes, Ricardo Ferreira |
Miembros Examinadores: | Colchete Filho, Antônio |
Miembros Examinadores: | Henriques, Gonçalo Castro |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho é discutir sobre a utilização da realidade virtual como ferramenta de apoio de representação gráfica aplicada a um projeto de urbanismo tático, explorando tanto as potencialidades quanto as dificuldades da ferramenta. Trata-se de um trabalho realizado em conjunto com o Laboratório de Simulação Urbana Fausto Curti da Politécnica de Milão, ao qual foi empregada uma metodologia de caráter exploratório, experimental e uma abordagem qualitativa, sob o âmbito da interpretação do espaço virtual comparado ao espaço real, referente à uma intervenção de urbanismo tático. Assim, optou-se pelo método exp-EIA ©, por meio da plataforma web dedicada com panoramas de 360°. O trabalho tem como foco adotar a ferramenta de realidade virtual em conjunto a uma intervenção de urbanismo tático, analisando a percepção dos usuários ao experimentá-la. Isso é feito a partir de uma abordagem qualitativa, buscando compreender se a intervenção proposta cumpriu seu papel projetual e se o modelo virtual desta foi capaz de traduzir o espaço de forma compreensiva e legível. Os procedimentos adotados apoiaram-se na criação de uma intervenção de urbanismo tático no Centro Universitário UniAcademia de Juiz de Fora, para que, posteriormente, pudesse ser representada em formato digital. Assim, foi realizado um ensaio, durante a 11ª Semana da Arquitetura de 2022, em que os participantes puderam utilizar o espaço da intervenção proposta, fisicamente, e, experimentá-la via óculos de realidade virtual. De acordo com a metodologia proposta em conjunto com a Politécnica de Milão, os participantes do ensaio tiveram a oportunidade de experimentar a intervenção em ambientes real e virtual. Posteriormente, responderam um questionário a respeito da percepção do espaço em que estavam. Ao final, foi desenvolvida uma análise estatística a respeito dos dados coletados que expõe as potencialidades da ferramenta, que ao invés de se limitar a representações bidimensionais, permite que os usuários interajam diretamente com os projetos e explorem os espaços, em ambiente virtual, mesmo antes que sejam construídos, a partir de um modelo tridimensional. Enfatiza-se a sua aplicação no desenvolvimento de projetos no campo urbano e evocando estudos futuros para aprimorar os conhecimentos quanto ao tema da simulação experimental. |
Resumen : | This work aims to discuss the use of virtual reality as a support tool for graphical representation applied to a tactical urbanism project, exploring both the potentialities and difficulties of the tool. It is a work carried out jointly with the Fausto Curti Urban Simulation Laboratory of the Polytechnic of Milan. An exploratory, experimental, and qualitative methodology was used under the scope of the interpretation of virtual space compared to real space, referring to an intervention of tactical urbanism. Thus, the exp-EIA © method was chosen through the dedicated web platform with 360° panoramas. The work focuses on adopting the virtual reality tool together with a tactical urbanism intervention, analyzing the users' perception when trying it out. This is done from a qualitative approach, seeking to understand whether the proposed intervention fulfilled its design role, and whether its virtual model was capable of translating the space in a comprehensive and readable way. The procedures adopted are based on the creation of a tactical urbanism intervention at the Centro Universitário UniAcademia de Juiz de Fora so that it could later be represented in digital format. Thus, a trial was carried out during the 11th Architecture Week of 2022, in which participants were able to physically use the proposed intervention space and experience it via virtual reality glasses. According to the methodology proposed in conjunction with the Polytechnic of Milan, trial participants had the opportunity to experience the intervention in real and virtual environments. Subsequently, the participants answered a questionnaire about their perception of the space in which they were. Finally, a statistical analysis was developed regarding the collected data that exposes the potential of the tool, which instead of being limited to two-dimensional representations, allows users to interact directly with the projects and explore spaces, in a virtual environment and a three dimensional model, even before they are constructed. |
Palabras clave : | Percepção Realidade virtual Urbanismo tático Perception Virtual reality Tactical urbanism |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Engenharia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17349 |
Fecha de publicación : | 2-may-2023 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações) |
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