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dc.contributor.advisor1Lopes, Jader Janer Moreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4297078672618566pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Maria Zélia Maia de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7228789297574984pt_BR
dc.contributor.referee2Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803555578064293pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Luiz Miguel-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6320412521059864pt_BR
dc.contributor.referee4Almeida Júnior, Sebastião Gomes de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6720910790342398pt_BR
dc.creatorPaula, Sara Rodrigues Vieira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0800877031634274pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-16T13:46:24Z-
dc.date.available2024-09-13-
dc.date.available2024-09-16T13:46:24Z-
dc.date.issued2024-08-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17364-
dc.description.abstractTaking place in the domestic interspace, this work was dedicated to understanding what it would be like to research with children in their domestic and private spaces, considering their relationship and coexistence with their homes and with those who live there and are part of the child's life. In addition, considering their experience maps as creation of potential spatialities, that is, understanding the creation of children based on their authorship, experience and their creative imagination (Vigotski, 2018b). In this sense, based on the concepts of experience and creative re-elaboration (Vigotski, 2018b) and through the experience maps (Lopes, 2018b) created within their homes, we sought to understand how children experience their spaces and how they map and narrate these spatial experiences by re-elaborating and recreating them. As a strategy for coexistence with children, experience maps (Lopes, 2018b) of the places of their lives were created and narrated. Thus, from their domestic interspaces and through cartography (graphic, visual, and spatial language), the children documented their experiences with their living spaces, allowing the research to witness how their authorship emerged and manifested itself. In addition, the research was also dedicated to discussing and reflecting on the process - in itself - of researching with children in their homes. Therefore, in bringing this discussion and reflection to this text, one of the objectives was also to write about the specificities of researching with children in their homes. Thus, in addition to researching spatial experiences with children inside their homes, the work also aims to contribute to the discussion about possible research spaces with children. With the pandemic, our desires and our objectives - although they have maintained their essence, which is: researching with children in their homes and reflecting on this process - they needed to expand. The suspension of face-to-face interaction changed the continuation of the fieldwork, in addition to inspiring the search for new possible ways of giving meaning to the lived experience, recognizing the intense entanglement of all forms of life. Therefore, this work also seeks other ways to try to understand the relationships between research and the more-than-human world.pt_BR
dc.description.resumoA partir do interespaço da casa, este trabalhou se dedicou a entender como seria pesquisar com as crianças em seus espaços domésticos e privados, considerando sua relação e convivência com o lar e com o que nele vive e faz parte da vida da criança. Além disso, considerando seus mapas vivencias como criação de potenciais espacialidades, ou seja, entendendo a criação das crianças a partir de sua autoria, vivência e sua imaginação criadora (Vigotski, 2018b). Nesse sentido, a partir dos conceitos de vivência e de reelaboração criadora (Vigotski, 2018b) e através dos mapas vivenciais (Lopes, 2018b) realizados dentro de suas casas, buscou-se compreender como as crianças vivenciam seus espaços e como cartografam e narram essas vivências espaciais as reelaborando e as recriando. Como disparador da convivência com as crianças, foram criados e narrados mapas vivenciais (Lopes, 2018b) dos lugares de suas vidas. Assim, a partir de seus interespaços domésticos e através da cartografia (linguagem gráfica, visual e espacial), as crianças documentaram suas vivências com os espaços de suas vidas, permitindo que pesquisa testemunhasse como suas autorias emergiam e se manifestavam. Além disso, a pesquisa também se dedicou a discutir e refletir sobre o processo - em si - de pesquisar com as crianças em suas casas. Portanto, ao trazer essa discussão e reflexão para este texto, um dos objetivos foi também escrever sobre as especificidades de pesquisar com as crianças em suas casas. Dessa forma, além de pesquisar as vivências espaciais com as crianças dentro de suas casas, o trabalho também tem por objetivo contribuir com a discussão sobre os espaços possíveis de pesquisa com as crianças. Com a pandemia, nossos desejos e nossos objetivos – ainda que tenham mantido sua essência, qual seja: pesquisar com as crianças em suas casas e refletir sobre esse processo – precisaram se alargar. A suspensão do convívio presencial modificou a continuação do trabalho de campo, além de inspirar a busca por novas formas possíveis de significar o vivido, reconhecendo o intenso emaranhamento de todas as formas de vida. Portanto, neste trabalho também existe a busca por outras formas para tentar entender as relações da pesquisa com o mundo mais que humano.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCasapt_BR
dc.subjectVivênciapt_BR
dc.subjectInterespaçopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectMundo mais que humanopt_BR
dc.subjectHomept_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.subjectInterspacept_BR
dc.subjectpPandemicpt_BR
dc.subjectMore-than-human worldpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePesquisando com crianças em suas casas: vivência no interespaço doméstico, pandemia e reflexões sobre uma espacialidade mais que humanapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



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