https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17415
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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theobaldotollendal.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | As imagens de Deus e Os Livros Negros de Jung |
Autor(es): | Tollendal, Theobaldo |
Primeiro Orientador: | Lages, Sônia Regina Corrêa |
Membro da banca: | Gross, Eduardo |
Membro da banca: | Melo Junior, Walter |
Resumo: | Os Livros Negros foram assim chamados devido à cor dos diários particulares onde Carl Gustav Jung anotou as experiências íntimas que irromperam de seu inconsciente entre 1913 e 1932, através de um auto experimento com um método que ficaria conhecido como Imaginação Ativa. Estas vivências foram por ele consideradas a principal fonte de inspiração para as ideias originais que resultaram em seu desenvolvimento teórico posterior. Pretende-se apresentar uma chave de leitura para Os Livros Negros, além de explorar sua influência na formulação teórica subsequente do autor, especialmente no que se refere à sua compreensão do termo Imagem de Deus e ao seu conceito de Imago Dei. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica por meio de uma revisão integrativa de literatura, abrangendo não apenas Os Livros Negros e demais obras autobiográficas, mas também suas obras teóricas e estudos de comentadores especializados. Os principais personagens presentes na obra foram analisados em busca de indícios que apontassem para a ideia contida no conceito de Imago Dei, o que foi encontrado nas passagens com as figuras de Izdubar e Fanes. Os dois personagens aparecem como representações da divindade oriundas do inconsciente de Jung, imagens do Self em um aspecto numinoso. |
Abstract: | The Black Books were so named due to the color of the private diaries where Carl Gustav Jung wrote the intimate experiences that erupted from his unconscious between 1913 and 1932, through a self-experiment with a method that would become known as Active Imagination. These experiences were considered by him the main source of inspiration for the original ideas resulting in his later theoretical development. The objective is to provide a framework for understanding The Black Books and to explore its influence on the later theoretical developments of the author, particularly concerning his interpretation of the term Image of God and his concept of Imago Dei. A bibliographical research was carried out through an integrative literature review, covering not only The Black Books and other autobiographical works, but also his theoretical works and studies by specialized commentators. The main characters present in the work were analyzed to find evidences that pointed to the idea contained in the concept of Imago Dei, which was found in the passages with the figures of Izdubar and Fanes. Both characters appear as representations of divinity emanating from Jung's unconscious, images of the Self in a numinous aspect. |
Palavras-chave: | Jung Os Livros Negros Imagem de Deus Imago dei Psicologia da religião The black books Image of God Imago dei Psychology of religion |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17415 |
Data do documento: | 13-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações) |
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