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dc.contributor.advisor1Dutra, Rogéria Campos de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6900507008311334pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Elias Evangelista-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3045908648917114pt_BR
dc.contributor.referee2Magaldi, Juliana Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6450608357477419pt_BR
dc.creatorFaria, Izabella Barcellos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9972265015492221pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-23T15:25:09Z-
dc.date.available2024-10-23-
dc.date.available2024-10-23T15:25:09Z-
dc.date.issued2024-08-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17546-
dc.description.abstractThe present research was conducted with the aim of understanding the curricular component "Projeto de Vida" (Life Project) in the state of Minas Gerais, introduced into the school curriculum after the High School Reform in 2017, specifically in the classes of Youth and Adult Education (Educação de Jovens e Adultos - EJA). Given the central objective, the study sought to comprehend students' perceptions of their life trajectories, encompassing their relationship with school, teachers, and the New High School; investigate the Life Projects of EJA youth, considering their specificities; analyze the official documents guiding teachers in this component; and understand the strategies and solutions teachers employ in the development of Life Projects. Building on theoretical concepts, the research discussed the notion of Life Projects and youth as a starting point for developing the strategies used by actors in shaping their future projects. The research was conducted in two stages: the first involved content analysis, following Bardin (1997), focusing on the National Common Curricular Base (Brazil, 2018); the Curriculum Reference for Minas Gerais (Minas Gerais, 2021); the Pedagogical Handbook for the Educational Route of Youth and Adult Education - Curricular Matrices Resolution SEE nº 4.777/2022 (Minas Gerais, 2022); and Resolution SEE nº 4.798/2022 (ANNEX XI) - New High School 2023 (Brazil, 2022). The second stage consisted of an exploratory study in three schools in the city of Juiz de Fora - MG, observing Life Project classes and conducting interviews with students and teachers. Employing different approaches, teachers aimed to introduce students to the world of work, the competencies, and skills activated by them as they navigate their past, present, and future. In this sense, I use concepts related to the time and temporalization of these youth to focus this study on the specificities of this teaching modality. It is concluded that, despite the personal efforts of teachers, the curricular component, in my view and from the perspective of students, lacks more engaging theoretical and methodological approaches that meet the demands of this audience.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa foi realizada visando compreender o componente curricular Projeto de Vida, no estado de Minas Gerais, introduzido ao currículo escolar após a Reforma do Ensino Médio em 2017, nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dado o objetivo central, buscou-se compreender as percepções dos estudantes acerca de suas trajetórias de vida, perpassando pela sua relação com a escola, com os professores e com o Novo Ensino Médio, assim como buscou-se investigar o Projeto de Vida dos jovens presentes nesta modalidade, tendo em vista as suas especificidades e demandas. Buscou-se, também, analisar os documentos oficiais, responsáveis por nortear a atuação dos professores para este componente curricular e compreender as estratégias e soluções dos professores sobre o desenvolvimento de Projeto de Vida. A partir dos conceitos teóricos, discutiu-se a noção de Projeto de Vida e juventudes como ponto de partida para desenvolver as estratégias utilizadas pelos atores na construção de seus projetos de futuro. Dessa forma, a pesquisa foi conduzida em duas etapas: a primeira consistiu em uma análise de conteúdo, de Bardin (1997), com o foco na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018); O Currículo Referência de Minas Gerais (Minas Gerais, 2021); o Caderno Pedagógico Itinerário Formativo Educação de Jovens e Adultos – Matrizes Curriculares Resolução SEE nº 4.777/2022 (Minas Gerais, 2022) e a Resolução SEE nº 4.798/2022 (ANEXO XI) – Novo Ensino Médio 2023 (Brasil, 2022); já a segunda etapa consistiu em realizar um estudo exploratório em três escolas do município de Juiz de Fora - MG, observando as aulas de Projeto de Vida na Educação de Jovens e Adultos e realizando entrevistas com os alunos e professores. Com abordagens distintas, os docentes buscaram introduzir aos alunos o mundo do trabalho, as competências e habilidades acionadas por eles ao trilharem o passado, presente e futuro. Nesse sentido, utilizo de conceitos acerca do tempo e da temporalização desses jovens, de modo a direcionar este estudo para as especificidades dessa modalidade de ensino. Conclui-se que, apesar dos esforços pessoais dos professores, o componente curricular carece, ao meu ver e ao olhar dos estudantes, de abordagens teóricometodológicas mais atrativas, que atendam as demandas desse público.pt_BR
dc.description.sponsorshipPROQUALI (UFJF)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectProjeto de vidapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectReforma do ensino médiopt_BR
dc.subjectLife Projectpt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectHigh school reformpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleProjeto de Vida na educação de jovens e adultos em Minas Gerais: entre a realidade e as possibilidades do componente curricularpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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