https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17556
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
juliamariaferreiraleite.pdf | 19.64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Tese |
Title: | Scriptofagias mEnormes: experimentações com escrita acadêmica junto ao Travessia Grupo de Pesquisa |
Author: | Leite, Júlia Maria Ferreira |
First Advisor: | Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento |
Referee Member: | Clareto, Sônia Maria |
Referee Member: | Gomes, Giovani Cammarota |
Referee Member: | Santos, Diogo José Bezerra dos |
Referee Member: | Fernandes, Filipe Santos |
Referee Member: | Belcavello, Maria Paula Pinto dos Santos |
Resumo: | A escrita agenciada nesta tese se fez a partir de experimentações acadêmicas com a produção escrita do Travessia Grupo de Pesquisa alocado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Em exercício de escrita acadêmica, em suas produções de mestrados e doutorados, pesquisadoras e pesquisadoras do Travessia rompem barreiras impostas por marcadores de lugar e de poder e propõem pesquisas que se apresentam em outros formatos, outras disposições, outras intensidades. A escrita da tese está organizada em três momentos/intensidades cujos componentes de conteúdo e expressão estão sempre em vias de se deslocar procurando novas territorialidades que novamente se deslocarão em outra parte. Uma das intensidades tensiona escrita em relatos, contos, histórias, memórias, colagens textuais, fragmentos a qual reivindicou relatos de experiências de uma produção que se fez junto à família em isolamento social, devido à pandemia Covid-19, transbordando em femininos em diálogos e reflexões acerca da produção de pesquisa por mulher em sua multiplicidade, agenciando-se com Virgínia Woolf , Carlos Drummond, Adélia Prado e Manoel Barros, entre outros. Em outra intensidade, lança-se à produção de escrita junto às pesquisas do Travessia que experimentam multiplicidades de acontecimentos em escritas, vídeos, fotos, áudios, formas acadêmicas inventadas em afectos e perceptos e conceitos junto à produção de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Ainda nessa intensidade, em processo de luta, crítica e ruptura, agencia-se uma nova escrita junto aos trabalhos dos pesquisadores e das pesquisadoras que trilharam suas pesquisas no Travessia Grupo de Pesquisa impondo problematizações acerca da escrita que se faz em academia e, assim, uma escrita mEnorme se expande na pesquisa. A escrita da última intensidade, Rasgo no guarda-sol inspirada em David Lawrence, ao atravessar e mergulhar no caos, rasga conceitos, formas e meios, desemboca numa escrita scriptofágica, método inventado e conduzido por uma maldição antropofágica, comendo, engolindo e vomitando escrita outra a partir da produção do grupo. A escrita da tese é, pois, experimentação com escritas e em escrita que possibilitou a invenção de dois conceitos principais: escrita mEnorme e scriptofagia. |
Abstract: | The writing mediated in this thesis was made from academic experiments with the written production of the Travessia Research Group allocated to the Faculty of Education of the Federal University of Juiz de Fora. In an exercise of academic writing, in their productions of master's and doctoral degrees, Travessia researchers break barriers imposed by markers of place and power and propose research that presents itself in other formats, other dispositions, other intensities. The writing of the thesis is organized in three moments/intensities, whose components of content and expression are always in the process of moving, looking for new territorialities that will again move elsewhere. One of the tension-writing intensities in reports, short stories, stories, memories, textual collages, fragments which claimed reports of experiences of a production that was made with the family in social isolation, due to the Covid19 pandemic, overflowing with feminine in dialogues and reflections on the production of research by women in their multiplicity, intermediating with Virgínia Woolf, Carlos Drummond, Adélia Prado and Manoel Barros, among others. In another intensity, he launches himself into the production of writing together with the research of Travessia that experiments with multiplicities of events in writings, videos, photos, audios, academic forms invented in affections and percepts and concepts with the production of Gilles Deleuze and Félix Guattari. Still in this intensity, in a process of struggle, criticism and rupture, a new writing is arranged together with the works of the researchers who have followed their research in the Travessia Research Group, imposing problematizations about the writing that is done in academia and, thus, a mEnormous writing expands in the research. The writing of the last intensity, Tear in the Parasol, inspired by David Lawrence, by crossing and diving into chaos, he tears concepts, forms and means, ends up in a scriptophagic writing, a method invented and driven by an anthropophagic curse, eating, swallowing and vomiting other writing from the group's production. The writing of the thesis is, therefore, an experiment with writings and in writing that made possible the invention of two main concepts: mEnormous writing and scriptophagy |
Keywords: | Experimentação Feminino Travessia Agenciamento Escrita acadêmica Experimentation Feminine Travessia Agency Academic writing |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17556 |
Issue Date: | 4-Oct-2024 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação (Teses) |
This item is licensed under a Creative Commons License