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dc.contributor.advisor1Reis, Andreia Rezende Garcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9134084821084264pt_BR
dc.contributor.referee1Sigiliano, Natália Sathler-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4593753995807422pt_BR
dc.contributor.referee2Abreu-Tardelli, Lília Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8312121266695163pt_BR
dc.creatorGuedes, Jacqueline Aparecida dos Santos Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7696741698936997pt_BR
dc.date.accessioned2024-11-01T15:41:14Z-
dc.date.available2024-10-31-
dc.date.available2024-11-01T15:41:14Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17634-
dc.description.abstractThe purpose of this Master's Degree investigation is to understand an intern teacher’s teaching work setup when it comes to teaching how to write in a training course for participation in ENEM [National Middle Education Exam]. Studies on teaching work assume that it includes agents that influence and interact in this activity. This dissertation is supported by the assumptions of Sociodiscursive Interactionism (Bronckart, 2006, 2015; Cristovão; Magalhães, 2018; Machado, 2002), principles of the Clinic of Activity (Clot, 2007, 2010), and understanding how important it is that teaching writing be facilitated by texts belonging to different textual genres (Dolz; Gagnon, 2015; Pasquier; Dolz, 1996). As a methodology, the work of the intern teacher was monitored for three months, generating data both from field journals and conversations between the researcher and the intern teacher, which were later transcribed and reviewed based on three categories: (i) interaction with students, (ii) training and experience, and (iii) planning. The results lead to understanding teaching work as challenging and conflicting in the context of a Popular Course for Entrance Examinations. The interactional dimension (Bronckart, 2006, Machado, 2007, Cicurel, 2020) is highly required, although it is difficult to be achieved in supervised classes. As to training and professional experience, the work environment and the challenges faced by the intern teacher support the reflection on the intern teacher’s actions, making it formative and powerful for questioning their teaching actions (Clot, 2010, Gatti, 2013, Nóvoa, 2017); finally, as to planning classes to teach writing, the teaching work reveals itself as an activity whose planning is both fundamental and subject to constant changes (Schneuwly; Martin, 2022, Schneuwly; Dolz, 2004, Machado, 2007), due to the unprecedented nature of the classroom events.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa de mestrado tem como objetivo compreender a configuração do trabalho docente de uma professora-estagiária relativo ao ensino da escrita em um curso de formação para a participação no ENEM. Os estudos sobre o trabalho docente assumem que este é permeado por agentes que influem e interagem nesta atividade. A presente dissertação ancora-se nos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2006, 2015; Cristóvão; Magalhães, 2018; Machado, 2002), em princípios da Clínica da Atividade (Clot, 2007, 2010) e no entendimento da importância do ensino da escrita ser mediado por textos, pertencentes a diferentes gêneros textuais (Dolz; Gagnon, 2015; Pasquier; Dolz, 1996). Como metodologia, o trabalho da professora-estagiária foi acompanhado durante três meses, gerando dados tanto oriundos de diários de campo quanto de conversas entre a pesquisadora e a docente em formação, posteriormente transcritos e analisados a partir de três categorias: (i) interação com os alunos, (ii) formação e experiência e (iii) planejamento. Os resultados encaminham à compreensão do trabalho docente no contexto de um Curso Popular para Concursos como desafiador e conflituoso. A dimensão interacional (Bronckart, 2006, Machado, 2007, Cicurel, 2020) é altamente requerida, no entanto, é dificilmente alcançada nas aulas acompanhadas; com relação à formação e à experiência profissional, o ambiente de trabalho e os desafios enfrentados pela professora-estagiária contribuem para a reflexão acerca de suas ações, configurando-se como formativo e potente para a realização de questionamentos sobre seu agir docente (Clot, 2010, Gatti, 2013, Nóvoa, 2017); por fim, no que se refere ao planejamento das aulas para o ensino da escrita, o trabalho docente revela-se uma atividade cujo planejamento é ao mesmo tempo fundamental mas também passível de alterações constantes (Schneuwly; Martin, 2022, Schneuwly; Dolz, 2004, Machado, 2007), devido ao ineditismo dos acontecimentos da sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectEnsino de escritapt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.subjectTeaching writingpt_BR
dc.subjectInteractionpt_BR
dc.subjectProfessional qualificationpt_BR
dc.subjectPlanningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO trabalho docente no ensino de escrita em um curso popular para concursospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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