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dc.contributor.advisor1Amaral, Aimberê Guilherme Quintiliano Rocha do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7149138277195437pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Tarcísio Jorge Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6249756724489117pt_BR
dc.contributor.referee2Pelizzoni, Gisela Marques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5255464116008153pt_BR
dc.creatorCruz, Maria Helena-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2024-11-01T15:42:18Z-
dc.date.available2024-10-31-
dc.date.available2024-11-01T15:42:18Z-
dc.date.issued2024-08-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17635-
dc.description.abstractThis research explores how the aesthetics of existence based on self-care and parrhesia can contribute to resistance against the current educational trend, which is rooted in the discourse of self-entrepreneurship and the precariousness of subjectivities, aiming to promote the submission of the individual to the needs of the market and neoliberal capitalism, hindering the formation of critical, autonomous subjects committed to society and the collective good. To this end, its theoretical foundations were woven from a bibliographical review of texts that contributed to the conception of this study. The aim was to analyze the possible benefits for the pedagogical practice of teachers who are dissatisfied with the direction of contemporary education, using as a tool the concepts that underpin the aesthetics of existence in ethical education, such as the application of self-care in education to strengthen the sense of social responsibility and the potential of parrhesia in the free expression and critical and responsible participation of subjects in society. The conditions that led to the advance of market logic over education were also analyzed, as well as successful pedagogical experiences that signified a resistance to the status quo of educational institutions, stemming from the nonconformity of educators who set out to break paradigms. Faced with the challenges of contemporary education, the revolt of nonconformist educators finds in the aesthetics of existence a way of thinking about education disruptively and resisting the pressures of market-driven education.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa explora como a estética da existência, embasada pelo cuidado de si e pela parresia, pode contribuir para a resistência à atual tendência educacional, que tem seus alicerces no discurso do empreendedorismo de si e na precarização das subjetividades, com vistas a promover a submissão do indivíduo às necessidades do mercado e do capitalismo neoliberal, dificultando a formação de sujeitos críticos, autônomos e comprometidos com a sociedade e com o bem coletivo. Para isso, suas bases teóricas foram tecidas a partir de revisão bibliográfica de textos que contribuíram para a concepção do presente estudo. Buscou-se analisar as possíveis benesses para a prática pedagógica de docentes inconformados com os rumos que segue a educação contemporânea, tendo como ferramenta os conceitos que sustentam a estética da existência na formação ética, assim como a aplicação do cuidado de si na educação, para fortalecer o senso de responsabilidade social e o potencial da parresia na expressão livre e na participação crítica e responsável dos sujeitos em sociedade. Também foram analisadas as condições que levaram ao avanço da lógica de mercado sobre a educação, bem como as experiências pedagógicas bem-sucedidas que significaram uma resistência ao status quo das instituições educacionais, partindo de um inconformismo com a realidade presenciada pelos educadores que se propuseram a romper paradigmas. Diante dos desafios na educação contemporânea, a revolta de educadores inconformistas encontra na estética da existência um modo de pensar a educação de forma disruptiva e de resistir às pressões da atual educação voltada para o mercado.pt_BR
dc.description.sponsorshipPROQUALI (UFJF)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação para o mercadopt_BR
dc.subjectEstética da existênciapt_BR
dc.subjectCuidado de sipt_BR
dc.subjectParresiapt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectEducation for the marketpt_BR
dc.subjectAesthetics of existencept_BR
dc.subjectCare of selfpt_BR
dc.subjectParrhesiapt_BR
dc.subjectDemocracypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleUma educação para além do mercado: estética da existência, cuidado de si e parresiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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