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Tipo: Dissertação
Título: Os desafios na implementação da política de formação continuada de professor suporte pedagógico no município de São Luís - MA
Autor(es): Duarte, Dilce de Fátima Bastos
Primeiro Orientador: Alves, Alesandra Maia Lima
Membro da banca: Machado, Miriam Raquel Piazzi
Membro da banca: Oliveira, Luciana da Silva de
Resumo: O presente estudo, vinculado ao Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tem como objetivo investigar os desafios na implementação da política de formação continuada de Professor Suporte Pedagógico (PSP) no Município de São Luís do Maranhão. Este escopo se desdobra nos seguintes objetivos específicos: i) Descrever como são organizadas e oferecidas as formações para o Professor Suporte Pedagógico (PSP) da Secretaria Municipal de Educação de São Luís; ii) analisar os encontros e desencontros contidos na política de formação com relação à definição do papel do PSP para o desenvolvimento de suas funções pedagógicas; iii) propor ações para a reestruturação da política de formação continuada de PSP em São Luís. As reflexões de pesquisadores como Tardif (2000), Nóvoa (1999), Garcia (2008), Vituriano (2008), Contreras Domingos (2012), Pimenta (2012), Miziara, Ferro e Queiroz (2015), Placco (2014) e Tardeli (2014) sobre os saberes profissionais dos professores, os conhecimentos, as competências e habilidades inerentes às suas funções, também sobre a valorização do trabalho docente, compõem o referencial teórico da dissertação. Nessa perspectiva, a abordagem qualitativa é adotada na pesquisa de campo e a metodologia definida a ser utilizada é a Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol), onde utilizamos, como procedimentos técnicos, a pesquisa-participante, por haver interação, num processo dialético, entre a pesquisadora e o público-alvo, para o envolvimento de ambos com o fenômeno estudado. As contribuições apresentadas pelo grupo de professores e gestores da Escola Municipal ‘Paulo Freire’ favorecem a compreensão sobre os desafios para a implementação da política de formação de professores e os dados obtidos com as análises estão apresentados nos resultados da pesquisa, que apontaram três grandes desafios: a necessidade de estudo dos documentos orientadores da política de formação continuada dos professores; a capacitação do docente para o uso de recursos tecnológicos e para os trabalhos relacionados diretamente à sala de aula: projetos, planejamento, avaliação e toda ação pedagógica; e, por fim, o incentivo à colaboração dos professores nos estudos sobre os saberes docentes através da reflexão crítica da prática para a intervenção nos processos de ensino/aprendizagem em sala de aula. A partir de tais resultados foi estruturado o Plano de Ação Educacional (PAE), composto por um conjunto de ações exequíveis, que tem por objetivo contribuir para a solução ou mesmo atenuar o problema investigado neste estudo.
Abstract: The present study, associated with the Professional Postgraduate Program in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), aims to investigate the challenges in implementing the policy for the continuous training of Pedagogical Support Teachers in the municipality of São Luís do Maranhão. This scope unfolds into the following specific objectives: i) Describe how the training sessions for Pedagogical Support Teachers (PSP) from the Municipal Education Department of São Luís are organized and offered; ii) analyze the meetings and discrepancies within the training policy concerning the definition of the PSP's role in developing their pedagogical functions; iii) propose actions for the restructuring of the ongoing training policy for PSP in São Luís. The reflections of researchers such as Tardif (2000), Nóvoa (1999), Garcia (2008), Vituriano (2008), Contreras (2012), Pimenta (2012), Miziara, Ferro e Queiroz (2015), Placco (2014), and Tardeli (2014) on the professional knowledge of teachers, the knowledge, competencies, and skills inherent in their functions, as well as the valorization of teaching work, constitute the theoretical framework of the dissertation. In this perspective, a qualitative approach is adopted in the field research, and the defined methodology to be used is Critical Collaborative Research (PCCol), where we use participatory research as technical procedures due to the interaction, in a dialectical process, between the researcher and the target audience for their involvement with the studied phenomenon. The contributions presented by the group of teachers and managers of the 'Paulo Freire' Municipal School facilitate understanding the challenges for implementing teacher training policy, and the data obtained from the analyses are presented in the research results, which pointed out three major challenges: the need to study the guiding documents of the ongoing teacher training policy; to train the teacher for the use of technological resources and for tasks directly related to the classroom: projects, planning, evaluation, and all pedagogical actions; and finally, to encourage teacher collaboration in studies on teaching knowledge through critical reflection on practice for intervention in teaching/learning processes in the classroom. Based on these results, the Educational Action Plan (PAE) was structured, composed of a set of feasible actions aimed at contributing to the solution or even mitigating the problem investigated in this study.
Palavras-chave: Políticas públicas
Professor suporte pedagógico
Formação continuada
Public policies
Pedagogical support teacher
Continuing education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17661
Data do documento: 11-Ago-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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