Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17760
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
anapaulaevangelistadealmeida.pdf9.06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Tese
Título: Ecos do saber-fazer: reflexividade e estratégias no desenvolvimento de capacidades e no empoderamento de mulheres rurais na Zona da Mata Mineira
Autor(es): Almeida, Ana Paula Evangelista de
Primeiro Orientador: Silva, Felipe Maia Guimarães da
Membro da banca: Pereira, Luzimar Paulo
Membro da banca: Dutra, Rogéria Campos de Almeida
Membro da banca: Mendonça, Maria Alice Fernandes Corrêa
Membro da banca: Lima, Raquel Guilherme de
Resumo: Este trabalho propicia discussões sociológicas sobre a atuação da mulher como integrante fundamental no processo socioprodutivo da agricultura familiar e da pecuária leiteira da região da Zona da Mata-MG. Para tanto, buscou-se responder as seguintes questões: que estratégias o conjunto de mulheres pesquisadas adotou para dinamizar a economia familiar no meio rural? E como poderíamos perceber, a partir deste pequeno universo, o conjunto de capacidades, oportunidades e relações sociais que se estabelecem no mundo rural e é capaz de transformá-lo, a fim de assegurar o desenvolvimento rural? Desse modo, foi feita uma pesquisa de campo, realizando entrevistas semiestruturadas com cinco mulheres da zona da mata mineira, bem como com agentes públicos envolvidos nas políticas públicas acessadas por estas mulheres, como o PNAE, o PRONAF, a fim de melhor compreender como se dá a implementação das mesmas e como elas atingem diretamente as estratégias produtivas destas mulheres. Além de realizar uma breve revisão teórica sobre a temática mulheres e ruralidade, discorrendo sobre a invisibilidade e os processos de desigualdade que permeiam as relações de gênero no meio rural tomando por base a literatura da área, este estudo contextualiza as lutas engendradas ao longo das últimas décadas, a fim de garantir maior equidade, cidadania e acesso a oportunidades e recursos as mulheres campesinas. No decorrer dos capítulos, são mobilizadas as falas das cinco mulheres entrevistadas, com o objetivo de considerar suas experiências produtivas e de seus projetos/movimentos de vida. Por isto, com base nos conceitos de reflexividade de Margaret Archer, capacidades de Amartya Sen e estratégia de Richard Whittington e Antony Bebbington, apresenta-se direções teóricas para melhor compreender os processos de empoderamento e autonomia que elas vivenciam, seja nas esferas sociais, políticas e econômicas que circunscrevem seus cotidianos. Portanto, este estudo dá visibilidade as questões de gênero no meio rural, demonstrando como há um complexo modo de se viver no meio rural na atualidade. A tese também aponta que a dinamização da vida rural elencada pelas pequenas famílias rurais envolve desde a tomada de consciência até o aproveitamento das oportunidades advindas das ações de agentes públicos e privados, como os cursos de capacitação e aprendizagem de novas técnicas, bem como depende do acesso a recursos como financiamentos e garantia de mercados, tal como veremos na experiência com a feira-livre, associações, merenda escolar, entre outros. Espera- se por fim, que toda discussão aqui exposta contribua para pensar os caminhos de desenvolvimento rural, especialmente para a população feminina. Além do mais, que possamos compreender que ainda há muitas conquistas e melhoras a serem realizadas, tanto no que diz respeito a eficácia das políticas sociais, bem como no combate à desigualdade, pobreza e garantia da cidadania a nível micro e macrorregionais, nos diversos territórios nacionais.
Abstract: This research provides sociological discussions about the role of women as fundamental members in the socio-productive process of family agriculture and dairy farming in the region of Zona da Mata-MG. To this end, we sought to answer the following questions: what strategies have the group of women surveyed adopted to boost the family economy in rural areas? In order to fulfil this aim, we sought to answer the following questions: what strategies have the group of women surveyed adopted to boost the family economy in rural areas? And how could we perceive, from this small universe, the set of capabilities, opportunities and social relations that are established in the rural world and are capable of transforming it, in order to ensure rural development? In this way, this field research was carried out, conducting semi-structured interviews with five women from the "Zona da Mata mineira", as well as with public agents involved in public policies accessed by these women, such as PNAE, PRONAF, in order to better understand how these policies are implemented, and how they directly affect the productive strategies of these women. In addition to conducting a brief theoretical review on the theme of women and rurality, discussing the invisibility and the processes of inequality that permeate the gender relations in rural regions, based on the literature of the area, this work contextualizes the struggles engendered over the past decades in order to ensure greater equity, citizenship, and access to opportunities and resources for rural women. Throughout the chapters, the speeches of the five women interviewed are mobilized in order to consider their productive experiences and their life projects/movements. Hence, based on Margaret Archer's concepts of reflexivity, Amartya Sen's capabilities, and Richard Whittington and Antony Bebbington's strategy, we present theoretical directions to better understand the processes of empowerment and autonomy that they experience, whether in the social, political, or economic spheres that circumscribe their daily lives. Therefore, this study gives visibility to gender issues in the rural environment, demonstrating how there is a complex way of living in the rural environment nowadays. The thesis also points out that the dynamization of rural life, listed by small rural families, involves from awareness to the use of opportunities arising from the actions of public and private agents, such as training courses and learning new techniques, as well as depends on the access to resources such as financing and market guarantees, as we will see in the experience with the street market, associations, school meals, among others. Moreover, it is hoped that all the discussion exposed here will contribute to think the ways of rural development, especially for the female population, and that we can understand that there are still many achievements and improvements to be made, both in terms of the effectiveness of social policies, as well as in the fight against inequality, poverty, and guaranteed citizenship, at the micro and macro-regional levels, in the various national territories.
Palavras-chave: Capacidades
Mulheres rurais
Empoderamento e estratégias
Reflexividade
Capabilities
Reflexivity
Rural women
Empowerment and strategies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17760
Data do documento: 13-Abr-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Sociais (Teses)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons