https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17761
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gabrieldasilvamoraes.pdf | 2.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Guedes, Wallace Andrioli | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8707155148731582 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa Junior, Martinho Alves da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4779060520616984 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pinto, Carlos Eduardo Pinto de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2703751377441692 | pt_BR |
dc.creator | Moraes, Gabriel da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T12:28:52Z | - |
dc.date.available | 2024-11-18 | - |
dc.date.available | 2024-11-19T12:28:52Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17761 | - |
dc.description.abstract | The research presented aims to investigate how the cinema produced by director Antônio Calmon during the Brazilian military dictatorship dialogued with the context and social experience lived at the time. For this we selected erotic comedies that over time were called pornochanchadas, as well as other feature films, made by the director, which were influenced by this way of making films. Above all, we will try to investigate how socioeconomic and racial conflicts were highlighted, understanding that cinema, even though it is a leisure activity, is not a neutral and passive medium, therefore, endowed with opinions and manifestations, whether favorable or not to politics. of the period lived, as well as highlighting the experiences of social groups neglected or marginalized by moralistic discourses. | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa apresentada tem como objetivo investigar como o cinema produzido pelo diretor Antônio Calmon durante a ditadura militar brasileira dialogou com o contexto e a experiência social vivida na época. Para isso selecionamos comédias eróticas que no decorrer do tempo foram denominadas pornochanchadas, bem como outros longas-metragens, realizados pelo diretor, que sofreram alguma influência desse modo de fazer filmes. De tudo, trataremos por investigar como os conflitos socioeconômicos e raciais eram colocados em evidência, entendendo que o cinema, por mais que seja um lazer, não é uma mídia neutra e passiva, logo, dotada de opiniões e manifestações sejam favoráveis ou não à política do período vivido, bem como ressaltando as experiências de grupos sociais negligenciados ou marginalizados pelos discursos moralistas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICH – Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ditadura | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Pornochanchada | pt_BR |
dc.subject | Antônio Calmon | pt_BR |
dc.subject | Dictatorship | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.title | O Anjo maldito: o cinema popular de Antônio Calmon durante a ditadura militar brasileira 1969-1981 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em História (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License