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dc.contributor.advisor1Guedes, Wallace Andrioli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8707155148731582pt_BR
dc.contributor.referee1Costa Junior, Martinho Alves da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4779060520616984pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Carlos Eduardo Pinto de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2703751377441692pt_BR
dc.creatorMoraes, Gabriel da Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2024-11-19T12:28:52Z-
dc.date.available2024-11-18-
dc.date.available2024-11-19T12:28:52Z-
dc.date.issued2024-07-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17761-
dc.description.abstractThe research presented aims to investigate how the cinema produced by director Antônio Calmon during the Brazilian military dictatorship dialogued with the context and social experience lived at the time. For this we selected erotic comedies that over time were called pornochanchadas, as well as other feature films, made by the director, which were influenced by this way of making films. Above all, we will try to investigate how socioeconomic and racial conflicts were highlighted, understanding that cinema, even though it is a leisure activity, is not a neutral and passive medium, therefore, endowed with opinions and manifestations, whether favorable or not to politics. of the period lived, as well as highlighting the experiences of social groups neglected or marginalized by moralistic discourses.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa apresentada tem como objetivo investigar como o cinema produzido pelo diretor Antônio Calmon durante a ditadura militar brasileira dialogou com o contexto e a experiência social vivida na época. Para isso selecionamos comédias eróticas que no decorrer do tempo foram denominadas pornochanchadas, bem como outros longas-metragens, realizados pelo diretor, que sofreram alguma influência desse modo de fazer filmes. De tudo, trataremos por investigar como os conflitos socioeconômicos e raciais eram colocados em evidência, entendendo que o cinema, por mais que seja um lazer, não é uma mídia neutra e passiva, logo, dotada de opiniões e manifestações sejam favoráveis ou não à política do período vivido, bem como ressaltando as experiências de grupos sociais negligenciados ou marginalizados pelos discursos moralistas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectDitadurapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectPornochanchadapt_BR
dc.subjectAntônio Calmonpt_BR
dc.subjectDictatorshippt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleO Anjo maldito: o cinema popular de Antônio Calmon durante a ditadura militar brasileira 1969-1981pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História (Dissertações)



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