https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17799
Tipo: | Tese |
Título: | Avaliação de diferentes estratégias de ensino sobre habilidades, atitudes e conforto durante a realização do exame ginecológico: estudo randomizado controlado em estudantes de medicina |
Autor(es): | Loures, Luciano Fernandes |
Primeiro Orientador: | Lucchetti, Giancarlo |
Co-orientador: | Lucchet, Alessandra Lamas Granero |
Membro da banca: | Gonçalves Júnior, Homero |
Membro da banca: | Arantes Júnior, João Carlos |
Membro da banca: | Demian, Alim Alves |
Membro da banca: | Tavares, Rubens Lene Carvalho |
Resumo: | Realizar um exame ginecológico é uma habilidade essencial para formação médica. Diversas intervenções são propostas para aperfeiçoar a técnica do exame além de buscar também o ensino do profissionalismo. O aspecto íntimo da avaliação ginecológica por vezes gera medo e ansiedade nos estudantes de Medicina. Justificativa: Necessidade de aprimorar a qualidade de ensino do exame ginecológico. Objetivos: avaliar a efetividade de três diferentes estratégias de ensino (leitura de texto didático, vídeo de execução do exame ginecológico e vídeo de impressões das pacientes sobre o exame ginecológico) nas habilidades, atitudes e conforto na realização do exame ginecológico por estudantes de medicina. Revisão da Literatura: realizada revisão sobre o ensino do exame físico ginecológico, enfatizando sua relevância na formação do médico generalista e estratégias de ensino abordadas em estudos prévios. Métodos: foi feito um ensaio clínico randomizado com alunos do quinto e sexto anos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora. O estudo foi realizado entre junho de 2022 e junho de 2024. Foram avaliadas escalas de medo/ansiedade e satisfação dos alunos na execução do exame ginecológico e nos treinamentos, avaliação por especialista em ambiente de laboratório de simulação e de atendimento real, além de avaliação da paciente sobre aspectos relacionados ao atendimento. Resultados: os três grupos apresentaram ganho no aprendizado e redução no medo/desconforto. O grupo com o vídeo de relato de pacientes conciliou o melhor resultado na execução do exame associado a menor pontuação na escala de medo. Considerações Finais: o estudo demonstrou metodologias de baixo custo que podem ser incorporadas a estratégias de ensino com impacto nas habilidades, atitudes e conforto na realização do exame ginecológico por estudantes de medicina. |
Abstract: | Performing a gynecological examination is an essential skill in medical training. Various interventions have been proposed to improve the technique of the examination and to teach professionalism. The intimate nature of the gynecological assessment can sometimes generate fear and anxiety among medical students. Justification: There is a need to enhance the quality of teaching the gynecological examination.Objectives: To evaluate the effectiveness of three different teaching strategies (textbook reading, video demonstration of the gynecological examination, and patient testimonials about the gynecological examination) on skills, attitudes, and comfort in performing the gynecological examination by medical students. Literature Review: A review was conducted on teaching the gynecological physical examination, emphasizing its relevance in the training of general practitioners and teaching strategies discussed in previous studies. Methods: A randomized clinical trial was conducted with fifth and sixth-year students from the Faculty of Medicine at the Federal University of Juiz de Fora. The study took place between June 2022 and June 2024. Scales for measuring fear/anxiety and student satisfaction with performing the gynecological examination and training were assessed, as well as evaluation by specialists in simulated laboratory settings and real clinical environments, in addition to patient evaluations regarding aspects related to care. Results: All three groups showed improvements in learning and reductions in fear/discomfort. The group with the patient testimonial video had the best results in performing the examination and the lowest fear scores. Conclusions: The study demonstrated low-cost methodologies that can be incorporated into teaching strategies, having an impact on skills, attitudes, and comfort in performing the gynecological examination by medical students. |
Palavras-chave: | Educação médica Estudantes de medicina Exame ginecológico Medo Medical education Medical students Gynecological examination Fear |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Medicina |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Saúde Brasileira |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17799 |
Data do documento: | 23-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Saúde (Teses) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons