https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17804
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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pedrohenriquemourasiqueira.pdf | 3.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Efeitos econômicos e regionais de variações na eficiência portuária no Brasil |
Autor(es): | Siqueira, Pedro Henrique Moura |
Orientador: | Betarelli Junior, Admir Antonio |
Co-orientador: | Perobelli, Fernando Salgueiro |
Miembros Examinadores: | Faria, Weslem Rodrigues |
Miembros Examinadores: | Proque, Andressa Lemes |
Miembros Examinadores: | Lourenço, Lucas dos Santos |
Resumo: | O setor portuário exerce impactos diretos e indiretos na economia ao facilitar o transporte de mercadorias. Incrementos na eficiência portuária melhoram a performance econômica do setor e geram benefícios transmitidos através dos vínculos entre produção e demanda no sistema produtivo, desencadeando efeitos positivos em diversas atividades setoriais e regionais. Ganhos de eficiência nas operações portuárias, ao remover barreiras não tarifárias, podem viabilizar a oferta nacional de bens e serviços, aumentar a competitividade e reduzir os custos de insumos importados e os preços de bens exportáveis. No entanto, os efeitos variam conforme as interações setoriais e regionais com os serviços portuários, que dependem das composições de custos e demandas específicas de cada região. Estudos mostram uma relação positiva entre eficiência portuária e variáveis macroeconômicas, como PIB, nível de emprego, salários e desenvolvimento industrial. Barreiras ao comércio internacional contribuem para baixos níveis de investimento estrangeiro e redução do crescimento econômico, enquanto investimentos em infraestrutura de transportes eficientes melhoram o ambiente econômico e atraem novos empreendimentos. Esta dissertação avalia os impactos econômicos regionais das variações na eficiência portuária nas diferentes regiões brasileiras utilizando a metodologia de equilíbrio geral computável, com dados operacionais portuários fornecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A pesquisa simula cenários de choques na eficiência portuária e suas repercussões nas economias regionais e setoriais até 2040, visando observar os impactos econômicos do sistema portuário brasileiro alcançar os portos mais produtivos da América. Foi encontrada heterogeneidade entre as simulações realizadas. Fatores regionais como nível de atividade econômica e a integração logística com vizinhos se apresentaram relevantes na intensidade dos impactos econômicos e no espraiamento destes resultados. Foram encontrados resultados positivos para variáveis macroeconômicas como PIB, nível de emprego, comércio internacional na decorrência do aumento da eficiência dos portos brasileiros. |
Resumen : | The port sector exerts both direct and indirect impacts on the economy by facilitating the transportation of goods. Enhancements in port efficiency not only improve the economic performance of the sector but also generate benefits transmitted through the links between production and demand within the productive system, triggering positive effects across various sectoral activities and regions. Efficiency gains in port operations, by removing non-tariff barriers, can enable the national supply of goods and services, increase competitiveness, and reduce the costs of imported inputs and the prices of exportable goods. However, the effects vary depending on sectoral and regional interactions with port services, which are influenced by the specific cost compositions and demands of each region. Issues such as queues and delays in port operations can incur additional costs for buyers and sellers, negatively impacting sectors dependent on these activities. Studies show a positive relationship between port efficiency and macroeconomic variables such as GDP, employment levels, wages, and industrial development. Barriers to international trade contribute to low levels of foreign investment and reduced economic growth, while investments in efficient transport infrastructure improve the economic environment and attract new enterprises. Nonetheless, increased port efficiency can also have negative effects, such as the dominance of more developed regions over less developed ones, discouraging emerging local industries. This dissertation evaluates the regional economic impacts of variations in port efficiency across different Brazilian regions using the computable general equilibrium methodology, with port operational data provided by the Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). The research simulates scenarios of shocks to port efficiency and their repercussions on regional and sectoral economies up to 2040, with the aim of observing the economic impacts of the Brazilian port system reach the most productive ports in the Americas. Heterogeneity was found between the simulations carried out. Regional factors such as the level of economic activity and logistical integration with neighboring countries were relevant to the intensity of the economic impacts and the spread of these results. Positive results were found for macroeconomic variables such as GDP, employment levels and international trade as a result of the increased efficiency of Brazilian ports. |
Palabras clave : | Eficiência portuária Efeitos regionais Equilíbrio geral computável Port efficiency Regional effects Computable general equilibrium |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Economia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Economia |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17804 |
Fecha de publicación : | 30-ago-2024 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações) |
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