https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17806
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Type: | Dissertação |
Title: | A permanência dos alunos do ensino médio noturno na educação de jovens e adultos e ensino regular: o caso da escola aprendiz |
Author: | Costa, Bruno Felipe da Silva |
First Advisor: | Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo |
Referee Member: | Oliveira Júnior, Lourival Batista de |
Referee Member: | Oliveira, Helena Rivelli de |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Ela discutiu e analisou os dados relacionados aos alunos que deixam de frequentar o ensino médio regular noturno e a Educação de Jovens e Adultos apresentados pela Escola Aprendiz, localizada em município do interior de Minas, Minas Gerais. Em outra frente, concebeu as medidas adotadas pela Instituição para a mitigação desse problema. A pesquisa teve como foco central, a permanência de alunos no turno noturno da Escola Aprendiz (Educação de Jovens e Adultos e Ensino Regular) e parte da seguinte questão: quais fatores dificultavam a permanência de alunos do Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos e Ensino Regular no turno noturno da Escola Aprendiz? Como objetivo geral pretendeu-se compreender e analisar os fatores que levavam os alunos do ensino médio noturno, regular e EJA, da Escola Aprendiz a deixarem de frequentar a escola. Como objetivos específicos, destacouse: a) Descrever a Escola Aprendiz, objeto da pesquisa, procurando compreender as especificidades da escola, dos atores educacionais, dos alunos e seus índices de evasão e abandono no turno noturno; b) analisar os fatores intra e extraescolar que podem atuar no processo de abandono e evasão desse aluno; c) propor à gestão escolar alternativas que visem promover a permanência desse no aluno na escola. O estudo, de abordagem quantitativa e qualitativa, utilizou como instrumentos metodológicos, análise de dados da Instituição em comparativo aos índices a nível estadual e federal, embasou-se também em referenciais teóricos que se debruçam sobre a temática do abandono e evasão escolar. A fim de analisar esse problema da Instituição optou-se por aplicar entrevistas semiestruturadas para os gestores, um questionário para alunos frequentes, evadidos e professores do ensino noturno envolvidos no processo. Os dados gerados pela segunda etapa da pesquisa de campo demonstraram alguns problemas, como: práticas educacionais não voltadas para público noturno, falta de uma rede de escuta, horário de entrada incompatível com os alunos trabalhadores e a presença massiva da violência no contexto da escola são perenes ao local analisado e contribuem para o aluno deixar de frequentar. Por fim, após analisar tais achados, foi desenvolvido um (PAE) Plano de Ação Educacional que perpassava os principais problemas percebidos e que concorrem para a não permanência do aluno do E.M. regular noturno e EJA na instituição de ensino analisada. Dessa forma, pensou-se nas seguintes estratégias: projeto “readequando os olhares para as práticas do E.M. noturno e EJA”, “apresentação dos resultados da pesquisa para à equipe gestora e demais atores, acompanhamento da trajetória escolar dos estudantes com histórico de evasão e abandono, readequação dos horários, programa “escuta sensível” e integração entre escola e demais órgãos públicos. |
Abstract: | This dissertation is developed within the scope of the Professional Master's Degree in Education Management and Assessment (PPGP) at the Center for Public Policies and Education Assessment at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). It discusses and analyzes data related to students who stop attending regular evening high school and Youth and Adult Education presented by School Aprendiz, located in a municipality in the interior of Minas, Minas Gerais. On another front, it designs the measures adopted by the Institution to mitigate this problem. The research has as its central focus the permanence of students in the night shift at School Aprendiz (Youth and Adult Education and Regular Education) and starts from the following question: what factors make it difficult for high school students to remain in Youth and Adult Education and Teaching Regular on the night shift at School Aprendiz? The general objective is to understand and analyze the factors that lead evening, regular and EJA high school students from School Aprendiz to stop attending school. As specific objectives, the following stand out: a) Describe the School Aprendiz, the object of the research, seeking to understand the specificities of the school, the educational actors, the students and their dropout and dropout rates during the night shift; b) analyze the intra- and extra-school factors that may affect the student's abandonment and dropout process; c) propose alternatives to school management that aim to promote the student’s permanence at school. The study, with a quantitative and qualitative approach, used as methodological instruments, analysis of data from the Institution in comparison with indices at state and federal level, and is also based on theoretical references that focus on the issue of school dropout and dropout. In order to analyze this problem of the Institution, it was decided to apply semi-structured interviews for managers, a questionnaire for frequent students, dropouts and night school teachers involved in the process. This effort was important. The data generated by the second stage of the field research demonstrated that some problems, such as: educational practices not aimed at this nocturnal audience, lack of a listening network, entry times incompatible with working students and the presence Massive violence in the school context is perennial in the location analyzed and contributes to students stopping attending. Finally, after analyzing these findings, an Educational Action Plan (PAE) was developed that covered the main problems perceived and that contribute to the non-permanence of regular night E.M. and EJA students at the educational institution analyzed. In this way, the following strategies were thought of: project “readjusting the views on the practices of night E.M. and EJA”, “presentation of research results to the management team and other actors, monitoring the school trajectory of students with a history of evasion and abandonment, readjustment of schedules, “sensitive listening” program and integration between school and other public bodies. |
Keywords: | Ensino médio regular noturno Educação de jovens e adultos Deixou de frequentar Plano de ação educacional Regular high school at night Youth and adult education Stopped attending Educational action plan |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17806 |
Issue Date: | 4-Oct-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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