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dc.contributor.advisor1Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira Júnior, Lourival Batista de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Helena Rivelli de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorMorgado, Ana Carolina de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2024-11-26T11:01:09Z-
dc.date.available2024-11-25-
dc.date.available2024-11-26T11:01:09Z-
dc.date.issued2024-10-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17808-
dc.description.abstractThis research is conducted within the framework of the Professional Master's Program in Education Management and Evaluation (PPGP) at the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Its purpose is to discuss the importance of everyday practices that consider the target audience of Adult and Youth Education (EJA) in a state school located in a city in the Minas Gerais. The need for actions focused on EJA students is even more pressing given the rejuvenation of students in this modality, as they are increasingly younger when they enter the high school grades of EJA. The central question of the research was: how has curriculum adaptation for EJA occurred at the Escola Estadual Paulo Freire? Regarding the general objective, the study analyzed the pedagogical processes directed at the in-person and evening EJA programs at E.E. Paulo Freire. Specific objectives included: describing Adult and Youth Education at E.E. Paulo Freire and its characteristics; identifying pedagogical management processes aimed at EJA at E.E. Paulo Freire; and proposing an action plan to promote strategies directed at EJA pedagogical processes. The qualitative case study employed, as methodological tools, questionnaires with managers, students, and teachers, and semi-structured interviews with the management team and with a sample of students. The study found a lack of everyday practices specifically intended for Adult and Youth Education, a rejuvenation of the target audience for this educational modality, and a shortage of ongoing training for teachers working in EJA. To address these and other issues, an Educational Action Plan was proposed with actions to be implemented by the management team to enhance the focus on strategies directed at Adult and Youth Education.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Seu propósito é discutir a importância de práticas cotidianas que considerem o público-alvo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola estadual situada em uma cidade no interior de Minas Gerais. A necessidade de ações voltadas aos estudantes da EJA se faz ainda mais necessária, visto que houve um rejuvenescimento dos educandos da modalidade, já que eles chegam às séries do ensino médio da EJA cada vez mais jovens. A pesquisa teve como questão central: de qual maneira tem ocorrido a adaptação curricular para a EJA na Escola Estadual Paulo Freire. No que tange ao objetivo geral, foram analisados os processos pedagógicos direcionados à EJA presencial e noturna na E.E. Paulo Freire. Como objetivos específicos, buscou-se: descrever a Educação de Jovens e Adultos na E.E. Paulo Freire e as suas características; identificar processos de gestão pedagógica voltados à EJA na E.E. Paulo Freire; e propor um plano de ação para promover estratégias direcionadas aos processos pedagógicos da EJA. O estudo de caso, de origem qualitativa, empregou, como instrumentos metodológicos, questionários com gestores, estudantes e professores e entrevistas semiestruturadas com a equipe diretiva e com uma amostra de discentes. A partir disso, foi constatada a ausência de práticas cotidianas destinadas, especificamente, à Educação de Jovens e Adultos, um rejuvenescimento do público-alvo dessa modalidade educacional e a carência de formação continuada para os professores que atuam na EJA. Para resolver essas e outras questões, foi proposto um Plano de Ação Educacional com ações a serem efetivadas pelo núcleo gestor em prol de ampliar o direcionamento de estratégias voltadas à Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e Adultosapt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectGestão pedagógicapt_BR
dc.subjectRejuvenescimento da EJApt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectPedagogical managementpt_BR
dc.subjectRejuvenation of EJApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleNovas ações para um novo perfil estudantil: a importância de práticas cotidianas na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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