https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17823
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
leticiahalfeldkelmermaluf.pdf | PDF/A | 973.47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Análise do debriefing na simulação clínica sobre lesão por pressão para estudantes de enfermagem |
Autor(es): | Maluf, Letícia Halfeld Kelmer |
Orientador: | Carbogim, Fábio da Costa |
Co-orientador: | Ribeiro, Daniele Knopp |
Miembros Examinadores: | Luiz, Franciane Silva |
Resumo: | Esse estudo foi realizado buscando analisar o debriefing após o cenário simulado sobre lesão por pressão para estudantes de enfermagem. Estudo quantitativo descritivo, realizado com 25 estudantes de enfermagem de uma universidade pública de Minas Gerais entre junho e julho de 2023. A seleção dos participantes ocorreu na disciplina eletiva “Práticas Avançadas em Enfermagem”, visando o ensino sobre avaliação e tratamento de lesões por pressão e inserção de máscara laríngea com uso da simulação clínica, e se fez também o convite para a participação da pesquisa para os matriculados na disciplina. A pesquisa foi realizada em três etapas: Abordagem teórica do conteúdo de LPP, realização dos cenários simulados visando a avaliação e o tratamento, logo após, a etapa do debriefing juntamente com a aplicação da Escala de Avaliação do Debriefing associado à Simulação (EADaS). Nos resultados encontrados, foram analisadas as três dimensões da EADaS, a maior média foi no valor cognitivo com 4,72 (dp ± 0,31), enquanto a menor média foi no valor afetivo com 1,63 (dp ± 0,61), sendo analisado também, as três dimensões de forma separadamente. Ao final, o debriefing vinculado a simulação clínica mostrou-se resultados positivos, possibilitando a troca de saberes entre o participante e o facilitador, de modo a integrar saberes e desenvolver competências essenciais ao processo de cuidar de LPP. |
Resumen : | This study was carried out seeking to analyze the debriefing after the simulated pressure injury scenario for nursing students. Descriptive quantitative study, carried out with 25 nursing students from a public university in Minas Gerais between June and July 2023. The selection of participants took place in the elective course “Advanced Nursing Practices”, aiming to teach about the assessment and treatment of pressure injuries and insertion of a laryngeal mask using clinical simulation, and an invitation to participate in the research was also made to those enrolled in the discipline. The research was carried out in three stages: Theoretical approach to the LPP content, carrying out simulated scenarios aiming at evaluation and treatment, followed by the debriefing stage together with the application of the Debriefing Assessment Scale associated with Simulation (EADaS). In the results found, the three dimensions of EADaS were analyzed, the highest average was in the cognitive value with 4.72 (SD ± 0.31), while the lowest average was in the affective value with 1.63 (SD ± 0.61), also analyzing the three dimensions separately. In the end, the debriefing linked to clinical simulation showed positive results, enabling the exchange of knowledge between the participant and the facilitator, in order to integrate knowledge and develop skills essential to the process of caring for LPP |
Palabras clave : | Debriefing Simulação clínica Lesão por pressão Ensino Estudantes de enfermagem Debriefing Clinical simulation Pressure injury Teaching Nursing students |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Enfermagem |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17823 |
Fecha de publicación : | 28-feb-2024 |
Aparece en las colecciones: | Faculdade de Enfermagem - TCC Graduação |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons