https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17843
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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leonanluizferreira.pdf | 1.83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Altruísmo e egoísmo: um estudo sobre o comportamento dos estudantes de economia |
Autor(es): | Ferreira, Leonan Luiz |
Primeiro Orientador: | Vasconcelos, Silvinha Pinto |
Co-orientador: | Vieira, Marcel de Toledo |
Membro da banca: | Gonçalves, Eduardo |
Membro da banca: | Deus, Leonardo Gomes de |
Resumo: | Este estudo investiga se o ensino da teoria econômica neoclássica pode influenciar negativamente o comportamento de estudantes, tornando-os mais egoístas. A pesquisa é caracterizada como um estudo de caso e utiliza o questionário Common Good Self-Check (2024) com alunos da graduação em Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora, avaliando atitudes e valores relacionados à dignidade humana, solidariedade, sustentabilidade ecológica, justiça social e participação democrática. O trabalho se propõe também a realizar uma discussão em torno do papel da ética e da moral na teoria econômica, explora as distinções entre altruísmo e egoísmo, bem como suas motivações. Os resultados indicam que os estudantes de Economia tendem a se comportar de acordo com os pressupostos da teoria neoclássica em situações onde o contexto de mercado é simulado. Além disso, indivíduos do sexo masculino tendem a serem menos altruístas quando comparados aos do sexo feminino. Estudantes que já cursaram Microeconomia, tendem a adotar comportamentos menos altruístas. Em contraste, aqueles que, além de Microeconomia I, completaram uma disciplina mais abrangente, como Economia Brasileira Contemporânea I, frequentemente apresentam pontuações mais elevadas no questionário. Os dados sugerem que a relação entre cursar disciplinas de Economia e o comportamento dos estudantes verificados no questionário é não linear e, portanto, exige tratamento adequado. |
Abstract: | This study investigates whether teaching neoclassical economic theory can negatively influence students' behavior, making them more self-interested. Characterized as a case study, the research uses the Common Good Self-Check (2024) questionnaire with economics students at the Federal University of Juiz de Fora. The study assesses their attitudes on human dignity, solidarity, ecological sustainability, social justice, and democratic participation. Additionally, it discusses the role of ethics and morality in economic theory, exploring distinctions between altruism and egoism. Results suggest that students align with neoclassical assumptions in market-like contexts but demonstrate more altruistic behaviors in relation to human dignity and solidarity. The findings indicate that the relationship between studying economics and student behavior is non-linear, requiring careful analysis. This research contributes to the broader literature on the ethical impact of economic education and encourages a deeper reflection on how economic theory shapes individual behavior. |
Palavras-chave: | Altruísmo Egoísmo Teoria econômica Altruism Egoism Economic theory |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Economia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Economia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17843 |
Data do documento: | 11-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações) |
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