Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17843
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leonanluizferreira.pdf1.83 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Silvinha Pinto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vieira, Marcel de Toledo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Deus, Leonardo Gomes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorFerreira, Leonan Luiz-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2024-11-29T15:56:42Z-
dc.date.available2024-11-29-
dc.date.available2024-11-29T15:56:42Z-
dc.date.issued2024-10-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17843-
dc.description.abstractThis study investigates whether teaching neoclassical economic theory can negatively influence students' behavior, making them more self-interested. Characterized as a case study, the research uses the Common Good Self-Check (2024) questionnaire with economics students at the Federal University of Juiz de Fora. The study assesses their attitudes on human dignity, solidarity, ecological sustainability, social justice, and democratic participation. Additionally, it discusses the role of ethics and morality in economic theory, exploring distinctions between altruism and egoism. Results suggest that students align with neoclassical assumptions in market-like contexts but demonstrate more altruistic behaviors in relation to human dignity and solidarity. The findings indicate that the relationship between studying economics and student behavior is non-linear, requiring careful analysis. This research contributes to the broader literature on the ethical impact of economic education and encourages a deeper reflection on how economic theory shapes individual behavior.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo investiga se o ensino da teoria econômica neoclássica pode influenciar negativamente o comportamento de estudantes, tornando-os mais egoístas. A pesquisa é caracterizada como um estudo de caso e utiliza o questionário Common Good Self-Check (2024) com alunos da graduação em Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora, avaliando atitudes e valores relacionados à dignidade humana, solidariedade, sustentabilidade ecológica, justiça social e participação democrática. O trabalho se propõe também a realizar uma discussão em torno do papel da ética e da moral na teoria econômica, explora as distinções entre altruísmo e egoísmo, bem como suas motivações. Os resultados indicam que os estudantes de Economia tendem a se comportar de acordo com os pressupostos da teoria neoclássica em situações onde o contexto de mercado é simulado. Além disso, indivíduos do sexo masculino tendem a serem menos altruístas quando comparados aos do sexo feminino. Estudantes que já cursaram Microeconomia, tendem a adotar comportamentos menos altruístas. Em contraste, aqueles que, além de Microeconomia I, completaram uma disciplina mais abrangente, como Economia Brasileira Contemporânea I, frequentemente apresentam pontuações mais elevadas no questionário. Os dados sugerem que a relação entre cursar disciplinas de Economia e o comportamento dos estudantes verificados no questionário é não linear e, portanto, exige tratamento adequado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectAltruísmopt_BR
dc.subjectEgoísmopt_BR
dc.subjectTeoria econômicapt_BR
dc.subjectAltruismpt_BR
dc.subjectEgoismpt_BR
dc.subjectEconomic theorypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleAltruísmo e egoísmo: um estudo sobre o comportamento dos estudantes de economiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons