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dc.contributor.advisor1Rizzuti, Bruno Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3138405715848726pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gonçalves, Bruno-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Valle, José Luiz Matheus-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5876650501587670pt_BR
dc.contributor.referee2Jardim, Wagner Tadeu-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1600845114392211pt_BR
dc.creatorSouza, Fernando Cezar Farineli de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5249605882080489pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-05T10:11:07Z-
dc.date.available2024-12-04-
dc.date.available2024-12-05T10:11:07Z-
dc.date.issued2024-10-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17858-
dc.description.abstractThe Principle of Equivalence tells us that it is impossible to differentiate between phenomenaoccurring in a reference frame with constant acceleration and the same phenomenainareference frame with a constant gravitational field of the same intensity as the accelerationofthe first reference frame. By assuming this, Einstein was able to formulate the generalizationof relativistic concepts and non-inertial reference frames, culminating in the TheoryofGeneral Relativity. The aim of this work, produced within the scope of the MNPEFat Polo24UFJF/IFSUDESTEMG, is to allow students to understand it and relate it tothetheoryproposed by Einstein. The presented product is a Teaching Sequence by Inquirybasedonsimple and low-cost experiments and was applied to a third-year high school class usingthePOE (Prediction-Observation-Explanation) methodology. Our work suggests that it ispossible to build, through the proposed investigative activity, the connection betweenthegravitational field and accelerated reference frames. Among the results obtained, it isnoteworthy that it was controversial for students to point out the connotation of gravityasaresult of spacetime distortion rather than as a force. Regarding the experimentaldemonstration developed in the classroom, it was a very positive aspect andinvolvedsignificant interaction from the students. In conclusion, it was found that theappliedinvestigative sequence, despite the restrictions imposed by the adopted format, hadapositiveimpact on the presentation of what the Principle of Equivalence is within the scopeoftheTheory of General Relativity, as several related episodes emerged fromthe reports of somestudents and were discussed in the classroom.pt_BR
dc.description.resumoO Princípio de Equivalência nos diz que é impossível diferenciar fenômenos que ocorramnum referencial com aceleração constante dos mesmos fenômenos numreferencial comumcampo gravitacional constante de mesma intensidade da aceleração do primeiro referencial.Assumindo-o, Einstein pôde formular a generalização dos conceitos relativísticosereferenciais não inerciais, culminando na Teoria da Relatividade Geral. Oobjetivodessetrabalho produzido no âmbito do MNPEF no Polo 24 UFJF/IFSUDESTEMGé permitir queos estudantes possam compreendê-lo e relacioná-lo com a teoria da proposta por Einstein. Oproduto apresentado é uma Sequência de Ensino por Investigação a partir de experimentossimples e de baixo custo e foi aplicado em uma turma do terceiro ano do ensinomédioutilizando-se a metodologia POE (Previsão-Observação-Explicação). Nosso trabalhosugereque é possível construir, através da atividade investigativa proposta, a conexão entrecampogravitacional e referenciais acelerados. Dentre os resultados apurados ressalta-sequefoicontroverso para os estudantes apontar a conotação de gravidade como resultado da distorçãodo espaço tempo e não como força. Sobre a evidenciação experimental desenvolvidaemsalade aula foi um aspecto bastante positivo e envolveu grande interação por parte dos estudantes.Na conclusão verifica-se que a sequência investigativa aplicada, apesar das restriçõesimpostas pelo formato adotado, teve impacto positivo na apresentação do que vemaseroPrincípio da Equivalência no âmbito da Teoria da Relatividade Geral, uma vez quediversosepisódios relacionados foram surgindo por relatos de alguns alunos e discutidos em sala de aula.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectPrincípio da equivalênciapt_BR
dc.subjectSequência de ensino por investigaçãopt_BR
dc.subjectPredizerpt_BR
dc.subjectObservarpt_BR
dc.subjectExplicarpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPrinciple of equivalencept_BR
dc.subjectInquiry-based teaching sequencept_BR
dc.subjectPredictpt_BR
dc.subjectObservept_BR
dc.subjectExplainpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titlePrincípio da equivalência e referenciais não inerciais: uma abordagem através do ensino por investigação utilizando a metodologia POEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



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