https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1789
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
marcelobergaminicampos.pdf | 3.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação financeira na matemática do ensino fundamental: uma análise da produção de significados |
Autor(es): | Campos, Marcelo Bergamini |
Primeiro Orientador: | Silva, Amarildo Melchiades da |
Membro da banca: | Ferreira, Ana Cristina |
Membro da banca: | Kistemann Junior, Marco Aurélio |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo investigar a produção de significados de estudantes para tarefas de Educação Financeira. O projeto é parte de uma proposta de inserção da Educação Financeira como tema transversal ao currículo de Matemática da Educação Básica. A investigação se caracteriza por uma abordagem qualitativa e adota como base teórica o Modelo dos Campos Semânticos como possibilidade de análise da produção de significados dos estudantes para as tarefas propostas. A pesquisa de campo aconteceu em uma escola pública. Parte da investigação teve como objetivo a produção de tarefas sobre o tema para uso em sala de aula do 6º ano do Ensino Fundamental. O produto educacional resultante do estudo constituiu-se num texto direcionado a professores de matemática apresentando o conjunto de tarefas utilizadas na pesquisa de campo, numa proposta de inserção da Educação Financeira na formação matemática dos estudantes do 6º ano. |
Abstract: | The present research aims to investigate the students‟ meaning production on Financial Education tasks. The project is part of a proposal of inclusion of Financial Education as a transverse theme to the Elementary School Mathematics curriculum. The investigation characterizes by a qualitative approach and adopts as theoretical basis the Model of Semantic Fields as a possibility of students‟ meaning production analysis onto the proposed tasks. This research took place in a public school. Part of the investigation had as aiming the task production on the theme to be used in the 6th grade Elementary School classes. The educational product resulting from the study consisted in a text addressed to Mathematics teachers, showing the set of tasks used in field research and in a proposal of inclusion of Financial Education in the students‟ Mathematics education. |
Palavras-chave: | Educação Matemática Produção de Significados Educação Financeira Ensino Fundamental Mathematics Education Meaning Production Financial Education Elementary School |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1789 |
Data do documento: | 15-Nov-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.