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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Contribuições das neurociências para a gestão pública do turismo e desenvolvimento regional: Da revisão ao debate sobre o papel da educação básica
Autor(es): Liska, Geraldo José Rodrigues
Orientador: Fraga, Carla Conceição Lana
Miembros Examinadores: Anjos Jr., Edwaldo Sérgio dos
Miembros Examinadores: Borges, Vera Lúcia Bogéa
Resumo: Esta pesquisa é motivada pela necessidade de compreender como os conhecimentos científicos provenientes da interface entre turismo e neurociências podem colaborar para a educação básica - comprometida com a formação cidadãos para os desafios presentes e futuros. Portanto, o objetivo geral do presente estudo foi investigar como as descobertas em neurociências e turismo podem contribuir para avanços na educação básica e em seu papel no contexto da gestão pública e desenvolvimento regional do turismo. A pesquisa é exploratória, descritiva e de natureza qualitativa e quantitativa realizada com o suporte do software de análise textual Iramuteq, versão 0.7 Alpha 2. Os resultados indicam seis eixos que permitiram reflexões específicas sobre a temática, a saber: (1) Turismo; (2) Estudo; (3) Neurociências; (4) Compreensão; (5) Cognitivo; (6) Turistas. Em linhas gerais: a partir do que vem sendo nomeado de ‘neuroturismo’, a partir dessa lente teórica e metodológica no ensino de turismo na Educação Básica, os educadores podem preparar os futuros profissionais do setor com uma compreensão mais completa e sensível das complexidades envolvidas, tendo o ser humano no centro do debate. Embora ainda não pareça um termo consolidado na literatura científica, futuros trabalhos podem incluir o termo "neuroturismo" para aprofundar ainda mais sobre as contribuições científicas da interface para a educação, notadamente básica, na perspectiva da gestão pública e do desenvolvimento regional do turismo.
Resumen : This research is motivated by the need to understand how scientific knowledge emerging from the intersection of tourism and neuroscience can contribute to basic education, aiming to prepare citizens for present and future challenges. The overall objective of this study was to investigate how findings in neuroscience and tourism can advance basic education and its role in the context of public management and regional tourism development. The research is exploratory, descriptive, and qualitative and quantitative in nature, conducted with the supportof the textual analysis software Iramuteq, version 0.7 Alpha 2. The results indicate six axes that allowed specific reflections on the theme, namely: (1) Tourism; (2) Study; (3) Neuroscience; (4) Understanding; (5) Cognitive; (6) Tourists. In general terms, from what has been termed 'neurotourism,' through this theoretical and methodological lens in teaching tourism in basic education, educators can prepare future industry professionals with a more comprehensive and sensitive understanding of the complexities involved, placing the human being at the center of the debate. Although "neurotourism" does not yet seem to be a consolidated term in scientific literature, future research may incorporate the term to further explore the scientific contributions of the interface to education, particularly in the context of public management and regional tourism development.
Palabras clave : Gestão Pública do Turismo
Desenvolvimento Regional do Turismo
Neurociências
Neuroturismo
Educação básica
Public tourism management
Regional Tourism Development
Neurosciences
Neurotourism
Basic Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17901
Fecha de publicación : 9-mar-2024
Aparece en las colecciones: Especialização em Gestão Pública do Turismo e Desenvolvimento Regional da UFJF (EAD)



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