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dc.contributor.advisor1Fraga, Carla Conceição Lana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Anjos Jr., Edwaldo Sérgio dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Borges, Vera Lúcia Bogéa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorLiska, Geraldo José Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-09T13:42:19Z-
dc.date.available2024-03-22-
dc.date.available2024-12-09T13:42:19Z-
dc.date.issued2024-03-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17901-
dc.description.abstractThis research is motivated by the need to understand how scientific knowledge emerging from the intersection of tourism and neuroscience can contribute to basic education, aiming to prepare citizens for present and future challenges. The overall objective of this study was to investigate how findings in neuroscience and tourism can advance basic education and its role in the context of public management and regional tourism development. The research is exploratory, descriptive, and qualitative and quantitative in nature, conducted with the supportof the textual analysis software Iramuteq, version 0.7 Alpha 2. The results indicate six axes that allowed specific reflections on the theme, namely: (1) Tourism; (2) Study; (3) Neuroscience; (4) Understanding; (5) Cognitive; (6) Tourists. In general terms, from what has been termed 'neurotourism,' through this theoretical and methodological lens in teaching tourism in basic education, educators can prepare future industry professionals with a more comprehensive and sensitive understanding of the complexities involved, placing the human being at the center of the debate. Although "neurotourism" does not yet seem to be a consolidated term in scientific literature, future research may incorporate the term to further explore the scientific contributions of the interface to education, particularly in the context of public management and regional tourism development.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa é motivada pela necessidade de compreender como os conhecimentos científicos provenientes da interface entre turismo e neurociências podem colaborar para a educação básica - comprometida com a formação cidadãos para os desafios presentes e futuros. Portanto, o objetivo geral do presente estudo foi investigar como as descobertas em neurociências e turismo podem contribuir para avanços na educação básica e em seu papel no contexto da gestão pública e desenvolvimento regional do turismo. A pesquisa é exploratória, descritiva e de natureza qualitativa e quantitativa realizada com o suporte do software de análise textual Iramuteq, versão 0.7 Alpha 2. Os resultados indicam seis eixos que permitiram reflexões específicas sobre a temática, a saber: (1) Turismo; (2) Estudo; (3) Neurociências; (4) Compreensão; (5) Cognitivo; (6) Turistas. Em linhas gerais: a partir do que vem sendo nomeado de ‘neuroturismo’, a partir dessa lente teórica e metodológica no ensino de turismo na Educação Básica, os educadores podem preparar os futuros profissionais do setor com uma compreensão mais completa e sensível das complexidades envolvidas, tendo o ser humano no centro do debate. Embora ainda não pareça um termo consolidado na literatura científica, futuros trabalhos podem incluir o termo "neuroturismo" para aprofundar ainda mais sobre as contribuições científicas da interface para a educação, notadamente básica, na perspectiva da gestão pública e do desenvolvimento regional do turismo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão Pública do Turismopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Regional do Turismopt_BR
dc.subjectNeurociênciaspt_BR
dc.subjectNeuroturismopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPublic tourism managementpt_BR
dc.subjectRegional Tourism Developmentpt_BR
dc.subjectNeurosciencespt_BR
dc.subjectNeurotourismpt_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpt_BR
dc.titleContribuições das neurociências para a gestão pública do turismo e desenvolvimento regional: Da revisão ao debate sobre o papel da educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pública do Turismo e Desenvolvimento Regional da UFJF (EAD)



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