Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17924
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leandrodearaujopires.pdf1.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
leandrodearaujopires-produtoeducacional.pdf956.5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Uma investigação sobre tarefas de desenho geométrico como recurso didático para o ensino de geometria
Author: Pires, Leandro de Araújo
First Advisor: Silva, Amarildo Melchiades da
Co-Advisor: Piermatei Filho, Orestes
Referee Member: Chaves, Rodolfo
Referee Member: Piermatei Filho, Orestes
Resumo: O propósito deste trabalho é investigar quais são as contribuições do Desenho Geométrico (DG) ao ensino de Geometria através da produção de tarefas referenciadas teoricamente pelas premissas do Modelo dos Campos Semânticos (MCS), cujo alicerce está no processo de produção de significados e na sua leitura. A pesquisa caracteriza-se como sendo de cunho qualitativo, com foco na investigação e produção de tarefas para o ensino de Geometria a partir do DG. Os participantes da pesquisa de campo são alunos do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino do Município de Paraíba do Sul, Estado do Rio de Janeiro, que contribuíram com soluções para as tarefas que lhes foram propostas. A análise da produção de significados dos participantes foi desenvolvida a partir do referencial teórico adotado. O Produto Educacional resultante da investigação é um conjunto de tarefas de DG disponibilizadas aos professores do Ensino Fundamental como recurso didático às aulas de Geometria ou de DG.
Abstract: The purpose of this work is to investigate what are the contributions of Geometric Design (DG) to the teaching of Geometry through the production of tasks theoretically referenced by the premises of the Semantic Fields Model (MCS), whose foundation is in the process of production of meanings and their reading. The research is characterized as being of a qualitative nature, focusing on the investigation and production of tasks for teaching Geometry from the DG. The participants in the field research are students in the 6th year of Elementary School at a public school in the Municipality of Paraíba do Sul, State of Rio de Janeiro, who contributed with solutions to the tasks proposed to them. The analysis of the participants' production of meanings was developed based on the adopted theoretical framework. The Educational Product resulting from the investigation is a set of DG tasks made available to Elementary School teachers as a teaching resource for Geometry or DG classes.
Keywords: Educação matemática
Desenho geométrico
Campos semânticos
Produção de significados
Construções geométricas
Mathematics education
Geometric draw
Semantic fields
Production of meanings
Geometric constructions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17924
Issue Date: 19-Sep-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons