Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17924
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leandrodearaujopires.pdf1.68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
leandrodearaujopires-produtoeducacional.pdf956.5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Uma investigação sobre tarefas de desenho geométrico como recurso didático para o ensino de geometria
Autor(es): Pires, Leandro de Araújo
Primeiro Orientador: Silva, Amarildo Melchiades da
Co-orientador: Piermatei Filho, Orestes
Membro da banca: Chaves, Rodolfo
Membro da banca: Piermatei Filho, Orestes
Resumo: O propósito deste trabalho é investigar quais são as contribuições do Desenho Geométrico (DG) ao ensino de Geometria através da produção de tarefas referenciadas teoricamente pelas premissas do Modelo dos Campos Semânticos (MCS), cujo alicerce está no processo de produção de significados e na sua leitura. A pesquisa caracteriza-se como sendo de cunho qualitativo, com foco na investigação e produção de tarefas para o ensino de Geometria a partir do DG. Os participantes da pesquisa de campo são alunos do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino do Município de Paraíba do Sul, Estado do Rio de Janeiro, que contribuíram com soluções para as tarefas que lhes foram propostas. A análise da produção de significados dos participantes foi desenvolvida a partir do referencial teórico adotado. O Produto Educacional resultante da investigação é um conjunto de tarefas de DG disponibilizadas aos professores do Ensino Fundamental como recurso didático às aulas de Geometria ou de DG.
Abstract: The purpose of this work is to investigate what are the contributions of Geometric Design (DG) to the teaching of Geometry through the production of tasks theoretically referenced by the premises of the Semantic Fields Model (MCS), whose foundation is in the process of production of meanings and their reading. The research is characterized as being of a qualitative nature, focusing on the investigation and production of tasks for teaching Geometry from the DG. The participants in the field research are students in the 6th year of Elementary School at a public school in the Municipality of Paraíba do Sul, State of Rio de Janeiro, who contributed with solutions to the tasks proposed to them. The analysis of the participants' production of meanings was developed based on the adopted theoretical framework. The Educational Product resulting from the investigation is a set of DG tasks made available to Elementary School teachers as a teaching resource for Geometry or DG classes.
Palavras-chave: Educação matemática
Desenho geométrico
Campos semânticos
Produção de significados
Construções geométricas
Mathematics education
Geometric draw
Semantic fields
Production of meanings
Geometric constructions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17924
Data do documento: 19-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons