Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17924
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leandrodearaujopires.pdf1.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
leandrodearaujopires-produtoeducacional.pdf956.5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4205648131746032pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Piermatei Filho, Orestes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6284477991858149pt_BR
dc.contributor.referee1Chaves, Rodolfo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3213154166347387pt_BR
dc.contributor.referee2Piermatei Filho, Orestes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6284477991858149pt_BR
dc.creatorPires, Leandro de Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7506503719230525pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-12T14:45:37Z-
dc.date.available2024-12-12-
dc.date.available2024-12-12T14:45:37Z-
dc.date.issued2024-09-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17924-
dc.description.abstractThe purpose of this work is to investigate what are the contributions of Geometric Design (DG) to the teaching of Geometry through the production of tasks theoretically referenced by the premises of the Semantic Fields Model (MCS), whose foundation is in the process of production of meanings and their reading. The research is characterized as being of a qualitative nature, focusing on the investigation and production of tasks for teaching Geometry from the DG. The participants in the field research are students in the 6th year of Elementary School at a public school in the Municipality of Paraíba do Sul, State of Rio de Janeiro, who contributed with solutions to the tasks proposed to them. The analysis of the participants' production of meanings was developed based on the adopted theoretical framework. The Educational Product resulting from the investigation is a set of DG tasks made available to Elementary School teachers as a teaching resource for Geometry or DG classes.pt_BR
dc.description.resumoO propósito deste trabalho é investigar quais são as contribuições do Desenho Geométrico (DG) ao ensino de Geometria através da produção de tarefas referenciadas teoricamente pelas premissas do Modelo dos Campos Semânticos (MCS), cujo alicerce está no processo de produção de significados e na sua leitura. A pesquisa caracteriza-se como sendo de cunho qualitativo, com foco na investigação e produção de tarefas para o ensino de Geometria a partir do DG. Os participantes da pesquisa de campo são alunos do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino do Município de Paraíba do Sul, Estado do Rio de Janeiro, que contribuíram com soluções para as tarefas que lhes foram propostas. A análise da produção de significados dos participantes foi desenvolvida a partir do referencial teórico adotado. O Produto Educacional resultante da investigação é um conjunto de tarefas de DG disponibilizadas aos professores do Ensino Fundamental como recurso didático às aulas de Geometria ou de DG.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectDesenho geométricopt_BR
dc.subjectCampos semânticospt_BR
dc.subjectProdução de significadospt_BR
dc.subjectConstruções geométricaspt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectGeometric drawpt_BR
dc.subjectSemantic fieldspt_BR
dc.subjectProduction of meaningspt_BR
dc.subjectGeometric constructionspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleUma investigação sobre tarefas de desenho geométrico como recurso didático para o ensino de geometriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons