Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17947
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
iolandadasilvaluz.pdf4.67 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Educação financeira escolar: o ensino de planejamento e orçamento familiar
Autor(es): Luz, Iolanda da Silva
Orientador: Silva, Amarildo Melchiades da
Miembros Examinadores: Zocolotti, Alexandre Krüger
Miembros Examinadores: Rodrigues, Chang Kuo
Resumo: A presente pesquisa que tem como objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas, referenciadas teoricamente, para o ensino das noções de planejamento financeiro e orçamento familiar para estudantes do ensino Fundamental como parte de sua formação em Educação Financeira Escolar. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação em que se desenvolveu uma pesquisa de campo com estudantes de uma escola pública da cidade de Codó/MA. O referencial teórico adotado foi o Modelo dos Campos Semânticos (MCS), a perspectiva de sociedade de consumidores e a concepção de Educação Financeira Escolar de Silva e Powell. A análise da atividade com o (a)s estudantes possibilitou uma leitura da produção de significados dos estudantes a partir dos pressupostos teóricos adotados e permitiu avaliar as tarefas propostas para a sala de aula. O Produto Educacional resultante da pesquisa constituiu-se numa Sequência Didática sobre o ensino de planejamento e orçamento familiar, numa proposta de inserção da Educação Financeira como tema transversal ao currículo de Matemática da Educação Básica.
Resumen : This research aims to investigate the production of a set of theoretically referenced tasks for teaching the notions of financial planning and family budget to elementary school students as part of their training in School Financial Education. The research is characterized as a qualitative research approach in which a field study was developed with students from a public school in the city of Codó/MA. The theoretical framework adopted was the Semantic Fields Model (MCS), the consumer society perspective and the conception of School Financial Education by Silva and Powell. The analysis of the activity with the students allowed a reading of the production of meanings by the students based on the theoretical assumptions adopted and allowed an evaluation of the tasks proposed for the classroom. The Educational Product resulting from the research was a Didactic Sequence on the teaching of family planning and budget, in a proposal to insert Financial Education as a transversal theme in the Mathematics curriculum of Basic Education.
Palabras clave : Educação matemática
Educação financeira escolar
Planejamento
Orçamento familiar
Produção de significados
Mathematics education
School financial education
Planning
Family budget
Production of meanings
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17947
Fecha de publicación : 26-sep-2024
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons