https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17947
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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iolandadasilvaluz.pdf | 4.67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação financeira escolar: o ensino de planejamento e orçamento familiar |
Autor(es): | Luz, Iolanda da Silva |
Primeiro Orientador: | Silva, Amarildo Melchiades da |
Membro da banca: | Zocolotti, Alexandre Krüger |
Membro da banca: | Rodrigues, Chang Kuo |
Resumo: | A presente pesquisa que tem como objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas, referenciadas teoricamente, para o ensino das noções de planejamento financeiro e orçamento familiar para estudantes do ensino Fundamental como parte de sua formação em Educação Financeira Escolar. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação em que se desenvolveu uma pesquisa de campo com estudantes de uma escola pública da cidade de Codó/MA. O referencial teórico adotado foi o Modelo dos Campos Semânticos (MCS), a perspectiva de sociedade de consumidores e a concepção de Educação Financeira Escolar de Silva e Powell. A análise da atividade com o (a)s estudantes possibilitou uma leitura da produção de significados dos estudantes a partir dos pressupostos teóricos adotados e permitiu avaliar as tarefas propostas para a sala de aula. O Produto Educacional resultante da pesquisa constituiu-se numa Sequência Didática sobre o ensino de planejamento e orçamento familiar, numa proposta de inserção da Educação Financeira como tema transversal ao currículo de Matemática da Educação Básica. |
Abstract: | This research aims to investigate the production of a set of theoretically referenced tasks for teaching the notions of financial planning and family budget to elementary school students as part of their training in School Financial Education. The research is characterized as a qualitative research approach in which a field study was developed with students from a public school in the city of Codó/MA. The theoretical framework adopted was the Semantic Fields Model (MCS), the consumer society perspective and the conception of School Financial Education by Silva and Powell. The analysis of the activity with the students allowed a reading of the production of meanings by the students based on the theoretical assumptions adopted and allowed an evaluation of the tasks proposed for the classroom. The Educational Product resulting from the research was a Didactic Sequence on the teaching of family planning and budget, in a proposal to insert Financial Education as a transversal theme in the Mathematics curriculum of Basic Education. |
Palavras-chave: | Educação matemática Educação financeira escolar Planejamento Orçamento familiar Produção de significados Mathematics education School financial education Planning Family budget Production of meanings |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17947 |
Data do documento: | 26-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
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