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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Lazer e educação ambiental em Nova Iguaçu - RJ: Estudo de caso do projeto "Eles queimam, nós plantamos", do instituto de educação ambiental e ecoturismo
Autor(es): dos Santos, Daniela Braz
Orientador: Anjos Jr, Edwaldo Sérgio dos
Miembros Examinadores: Rocha, Diego Uliano
Miembros Examinadores: Lopes, Romilda Aparecida Lopes
Resumo: Localizado na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, na porção conhecida como Baixada Fluminense, a cidade de Nova Iguaçu possui mais da metade de sua área ocupada por Unidades de Conservação com remanescentes do bioma Mata Atlântica, e, ainda assim, sofre com os prejuízos decorrentes da crise climática, e da ação antrópica nas áreas verdes que por vezes destrói parte da vegetação com queimadas e poluições diversas. Considerando que as práticas inadequadas atingem com frequência a área norte da Área de Proteção Ambiental Gericinó Mendanha/ Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, local de trabalho do projeto “Eles Queimam Nós Plantamos” do Instituto Educação Ambiental e Ecoturismo” (Instituto EAE), e, partindo do pressuposto que a prática da Educação ambiental e do lazer podem ser aliados na sensibilização de moradores e visitantes da área em prol de um ambiente mais equilibrado, este estudo buscou identificar aspectos relativos ao lazer mobilizados nas ações do Instituto e ainda suas relações com a educação, o turismo e a cidade de Nova Iguaçu. Foi realizada uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo, após levantamento bibliográfico e revisão narrativa da bibliografia, foram feitas visitas à sede da Organização Não Governamental (ONG), e às ações do projeto como meio de observação participante e ainda entrevistas semi estruturadas com integrantes do Instituto EAE, e atores envolvidos, desenhando um estudo de caso sobre o projeto. Foi identificado que o projeto “Eles Queimam Nós Plantamos” mobiliza aspectos do lazer, especialmente no que diz respeito à dimensão lúdica, como um agente motivador e facilitador da prática do lazer turístico e visitação da área norte da unidade de conservação. A educação ambiental está presente em todas as etapas do projeto e em projetos da Organização Não Governamental que se correlacionam com o “Eles Queimam Nós Plantamos”, o que já apresenta resultado na mudança de atitude de moradores e visitantes do parque natural. Ainda que haja dificuldade material na execução do projeto, o Instituto EAE, enquanto agente da sociedade civil organizada, consegue através de uma rede de parceria e cooperação promover políticas públicas que se destinam ao bem estar coletivo através do reflorestamento, atividades e eventos afins.
Resumen : Located in the Metropolitan Region of the State of Rio de Janeiro, in the portion known as Baixada Fluminense, the city of Nova Iguaçu has more than half of its area occupied by Conservation Units with remnants of the Atlantic Forest biome, and still suffers from the resulting losses the climate crisis, and human action in green areas that sometimes destroys part of the vegetation with fires and various pollution. Considering that inadequate practices frequently affect the northern area of the Gericinó Mendanha Environmental Protection Area/Nova Iguaçu Municipal Natural Park, the work site of the project “They Queimam Nós Plantamos” of the Environmental Education and Ecotourism Institute” (Instituto EAE), and , based on the assumption that the practice of environmental education and leisure can be allies in raising awareness among residents and visitors to the area in favor of a more balanced environment, this study sought to identify aspects related to leisure mobilized in the Institute's actions and also its relationships with education, tourism and the city of Nova Iguaçu. An exploratory qualitative research was carried out, after a bibliographical survey and narrative review of the bibliography, visits were made to the headquarters of the Non-Governmental Organization (NGO), and to the project's actions as a means of participant observation and semi-structured interviews with members of the Institute. EAE, and actors involved, designing a case study on the project. It was identified that the “They Burn We Plant” project mobilizes aspects of leisure, especially with regard to the playful dimension, as a motivating and facilitating agent for the practice of tourist leisure and visitation to the northern area of the conservation unit. Environmental education is present in all stages of the project and in Non-Governmental Organization projects that correlate with “They Burn We Plant”, which has already resulted in a change in the attitude of residents and visitors to the natural park. Even though there are material difficulties in executing the project, the EAE Institute, as an agent of organized civil society, is able, through a network of partnership and cooperation, to promote public policies aimed at collective well-being through reforestation, related activities and events.
Palabras clave : Baixada fluminense
Nova Iguaçu
Lazer
Leisure
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/17972
Fecha de publicación : 1-ene-2024
Aparece en las colecciones: Especialização em Gestão Pública do Turismo e Desenvolvimento Regional da UFJF (EAD)



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